Formatar o arch e manter a /home com as configurações

Olá. Sou iniciante no Arch e me veio esta duvida, quero pedir desculpas se já tem tópico com essa duvida.
Instalei o Arch ontem a noite e hoje me veio essa duvida. Se eu precisar formatar o arch como mantenho minha /home sem formatar afim de manter os arquivos.
Pode me ajudar?? Se possível com os comandos para que eu não faça lambança no meu arch. Obrigado.

Ps: Desculpa se nao foi claro o suficiente…

Olá, Leandro. Aprender um sistema novo é sempre recompensador.

Você não separou o “/home”, né? Você sempre pode verificar a hierarquia dos dispositivos de bloco e suas partições ou volumes usando o comando lsblk, além de poder verificar os sistemas-de-arquivos montados com o mount ou mesmo com um df -Th (mais usado para ver o espaço livre, mas retorna uma saída mais bonitinha).

Uma possibilidade é a seguinte: você utiliza um Live CD de sua preferência, que contenha o GParted, redimensiona a partição que você monta como raiz ("/") e, no espaço não alocado que vai ficar, cria outra partição que você poderá montar em “/home”.

Você então realiza a cópia dos dados do “/home” que se tornará mero ponto-de-montagem para a nova partição.

Seja “/” sda1 e “/home” sda2, via Live CD, temos:

root% cd /mnt # muda para /mnt
root% mkdir raiz home # cria os pontos de montagem temporários no Live CD
root% mount /dev/sda1 raiz # monta a raiz
root% mount /dev/sda2 home # monta a nova partição para os homes
root% cd raiz # muda para a raiz do Arch
root% cp -a --verbose /home/* /mnt/home # copia hierarquicamente os diretórios dos usuários para a nova partição, preservando o carimbo de data e hora e outros atributos, dizendo o que está sendo copiado