tentei fazer o processo de formatação do pop.os linux para o linux mint e não conseguir:
1.instalei o linux mint xfce(porque o pc estva travando com o pop)no pc
2. passei para o pendrive pelo balenaEtcher eu tive que criar um diretório antes porque o pendive apresentava problema
3. coloquei o pendrive no pc e apertei f2 abri a bios e coloquei a unidade externa
4,começou a carregar e usei o linux mint pensando que ele foi instalado no meu pc
aparentemente o linux mint está apenas no meu pendrive, porque se eu tirar ele do meu pc o quando eu incio meu computaodr ele volta para o pop os
Eu queria saber como posso formatar meu computador e trocar para a distro do linux mint
Julgando pelo seu relato, você iniciou o sistema em modo “Live USB”.
Esse modo serve para, dentre outras coisas, testar o sistema operacional antes realizar a instalação.
Quando você inicia o sistema nesse modo, é preciso clicar em um ícone na área de trabalho(geralmente parecido com um dvd/cd) para iniciar o processo de instalação.
Recomendo assistir esse vídeo do Diolinux para ver uma instalação, na prática(como você já fez download da ISO, criou o pendrive bootavel e consegue iniciar o sistema em modo Live USB, pode pular para o minuto 15:30 do vídeo):