Formatar linux. quais partições não devo excluir?

Por favor me ajudem. Meu windows foi perdido tem cerca de 2 anos, então eu pedi ao meu amigo pra instalar o linux. Só que tenho muito pouco espaço e ta muito lento. então resolvi formatar :frowning:
Obs.: to acompanhando esse tutorial > https://recoverit.wondershare.com.br/harddrive-tips/format-and-wipe-linux-disk.html

Em primeiro plano: Linux não é um sistema operacional, mas sim um Kernel. Existem distribuições que utilizam o mesmo. Android, Ubuntu, Fedora, openSUSE são umas que podemos citar. Tomemos por base o Linux Mint XFCE:
se tu não for fazer dual boot, só mandar apagar o disco e ele instala pra ti automaticamente. Não precisa se preocupar em particionar.

Não precisa complicar o fácil :smiley:

Eu to querendo apagar. tipo começar do o ubuntu do 0

como eu acho esse local aqui no meu ubuntu igual nessa foto?

Se vc quer instalar o Ubuntu do zero então nao precisa se preocupar com essas partições, só durante a instalação mandar apagar todo o disco. Lembre-se de fazer backup (Salvar seus dados) antes se necessário.

quero só apagar os dados dele e apagar meu windows.
no meu windows eu cai em algum tipo de virus que apagou ele. então precisa do CD pra instalar só que eu quero tirar ele. e apagar os dados do meu ubuntu

Acho que esse aqui deve ajudar:

No vídeo ele usa o Rufus, eu penso ser melhor usar o Balena Etcher pra criar o pendrive
EDIT: Sim, eu sei que essa não foi a pergunta, mas a resposta serve para outros usuários

Isso é na instalação usando um pendrive como mídia de boot.
Recomendo baixar o Etcher para criar o pendrive de instalação e fazer a limpa.

Link para download da ferramenta- balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

Vídeo ensinando a instalar o Ubuntu 20.04- - YouTube

eu não quero instalar. eu só quero apagar os dados ‘-’
já ta instalado

Não entendi. Você já tem instalado mais tu disse que quer começar do zero na mensagem anterior : /
Mais fácil apagar tudo e formatar. Menos dor de cabeça. Não vejo necessidade de complicar…

1 - eu quero formatar o linux
2 - como faço pra apagar o meu windows? se eu apagar eu danifico algo no meu pc ou no linux?

A

Até onde sei, não é possível formatar como no Windows ou no Android, tipo reset de fábrica. Poŕem posso estar enganado.

Tu tem duas opções.
1- Baixar o Gparted e apagar as partições NTFS.
2- Formatar com um pedrive de boot. Só seguir o passo a passo dos vídeos que o @Rodrigo_Chile e eu mandamos.

Só se você apagar alguma partição que seja do Ubuntu.

Reitero mais uma vez: é mais fácil formatar usando um pendrive de boot pois você “corta o mal pela raiz” e o instalador particiona tudo pra ti de forma automática. Não aconselho “inventar moda”, ainda mais sendo iniciante.

tipo eu acho q o windows ta pegando espaço do meu linux. pq tipo parece q eu tenho só 100g aqui no linux
edit: e tbm meu windows não pega mais

Possivelmente porque, ao realizar o dualboot, só foi dado ~100gb para o Ubuntu. Não é só simplesmente apagar a partição do Windows que vai surgir espaço automaticamente, você precisa formatar e “extender” a partição para o /home. Por isso eu estou sendo um mala sem alça falando que é mais fácil formatar do que passar por um rolê absurdo desse.

Esse é o “rolê” que você precisaria dar. Mais comodo apagar o disco todo e ser feliz.

então é só seguir o tutorial daquele vídeo?

Sim, jovem…

vlw vou tentar ali

tomara que funcione não quero perder meu pc :frowning: demorei 2 anos pra comprar

aé o memoria ram tbm foi feito esse dualboot?

Memória RAM é volátil. Ela não armazena ROM.