Formatação Ubuntu 20.04.2 LTS UEFI

Ola! estou tendo problema na formatação de um notebook ACER!
A situação é o seguinte!
Formatei o notebook ACER em modo UEFI mas quando foi iniciar ele, ele iniciou em modo LEGACY, não ficando como UEFI. Então gostaria de saber se preciso fazer algo antes da formatação ou deveria mesmo iniciar em modo UEFI. Teria alguma maneira de converter de Legacy para UEFI aós a foramtação? Outra questão é que o notebook onde sera usado Linux só tem UEFI e esta com problema no teclado, então estou tentando formatar em outro Notebook ACER com UEFI e usar o HD no que esta precisando! Ubuntu 20.04.2 LTS é o que estou tentando instalar!
Obrigado! @Dio

Boas vindas ao fórum :wave:
Você mudou ele para UEFI mesmo ao entrar na Bios antes de instalar o Ubuntu? Outro detalhe: você desativou o secure boot?
Poderia nos passar mais detalhes da máquian em questão?
Usaste qual programa para criar o pendrive de boot?
Sugestão: recomendo testar também o Pop!_OS. Base Ubuntu, loja boa e suporte a Flatpak out of the box.
Recomendação de programa para criar o pendrive de boot:

1 curtida

Opa, bem-vindo! :slight_smile:

Geralmente o UEFI, quando o sistema é instalado dessa forma, fica ativado.

Por que fiz que ele iniciou no modo Legacy? Percebeu alguma diferença ou algo assim?

1 curtida

Eu fiz em um outro notebook crie a partição EFI depois o Swap e Depois / e instalei o sistema
deu certo que antes não funcionava, mas quando fui testar no notebook que precisa ser, não reconhecia o boot e quando tentei instalar novamente ele travava no logo ACER e ficava então no final das contas não consegui instalar.! Mas aprendi como funciona caso precise agora instalar deforma UEFI!

Pra evitar qualquer configuração incorreta faça assim:
1 - Resete as configurações da sua BIOS para os valores padrão.
2 - Desative o SecureBoot e FastBoot (se houver)
3 - Certifique-se de que a opção UEFI está ativa na sua bios
4 - Crie o pendrive de boot do Ubuntu usando o Balena Etcher.
5 - Instale o Ubuntu (se for na opção manual de partições crie uma partição EFI com 500MB de tamanho)
6 - Após instalar o Ubuntu, na bios certifique-se de que seu HD (Geralmente tem o nome Ubuntu) esteja como primeiro na ordem de boot (ordem de inicialização)