Formatação Impossivel

windows
#1

Boa noite colegas! :+1:t5:

Eu tenho um dual boot de Windows 10 e Linux Mint e cometi o erro de deixar meu sobrinho usar o meu PC e ele acabou instalando sem querer o Chromium e desde então não consigo remove-lo, já tentei de varias formas até que decidi formata-lo, porém nenhumas das opções de reparação do Windows está funcionando, o sistema pede para que a recuperação seja feita a partir de uma mídia bootável, mas quando tendo dar boot pelo pendrive o PC fica em tela preta com o cursor piscando e não sai disso. O meu navegador Google Chrome não funciona mais e é impossível fazer algum download ou navegar na internet. Como trabalho com design preciso do Windows para trabalhar e como o PC está extremamente lento os programas da Adobe abrem e fecham sozinhos.

Obrigada por ajudar! :star_struck:

0 Likes

#2

Os navegadores pararam de funcionar somente no Windows ou em ambos os sistemas ?

Se no Mint os navegadores funcionam, você pode usar o Mint, baixar a ISO do Windows 10 por lá, deixar o pen drive bootavel usando uma ferramente chamada etcher: https://www.balena.io/etcher/, setar o pen drive como primeira opção de boot através da BIOS, formatar e instalar o Windows novamente.

OBS: Instalando o Windows com o Mint já instalado, fará com que o GRUB desapareça, você terá que recupera-lo usando o modo live do Mint seguindo esse tutorial: https://www.diolinux.com.br/2015/08/como-recuperar-o-grub-do-ubuntu-facilmente.html

Ah, cabe deixar claro também que formatar e reinstalar o Windows, é diferente de recupera-lo, você perderá tudo que tem na sua partição na qual o windows está instalado se não tiver backup.

1 Like

#3

Eu sei que irá apagar tudo e é essa a intenção mesmo!

Criei o pendrive bootável pelo Mint. O problema é que o PC não da boot pelo pendrive.

0 Likes

#4

Muito provavelmente, você deixou o pen drive bootável usando a ferramenta que já vem no mint, certo ? Essa ferramenta não funciona muito bem quando o assunto é ISO do windows, você pode tentar deixar o pen drive bootavel usando essa ferramenta chamada etcher e não pode esquecer de setar o pen drive como primeira opção de boot na BIOS.

1 Like

#5

Na verdade criei o pendrive duas vezes uma pelo Windows e outra pelo Mint nenhuma das duas funcionaram. Não acredito que o problema seja no pendrive pois já utilizei ele várias vezes.

0 Likes

#6

Desculpa esqueci de responder a sua pergunta…

Sim o problema com o navegador é só no windows!

0 Likes

#7

Pelo que a galera fala… apenas alguna programas (como o WoeUSB) conseguem criar pendrive bootável do Windows usando o Linux. Apesar do Etcher/Rufus serem excelentes… ocorre um erro na criação do penboot “da janela”.

Pelo Windows, vocẽ não consegue baixar a .ISO do site da Microsoft (o site é redirecionado). Mas pelo Linux, é possível baixar normalmente (MS querendo mais usuários :smile:?: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO.

Uma vez me deparei com um Chromium impossível de desinstalar… mas na verdade era um virus escondido. Deu um pouco de trabalho, mas removi.

0 Likes

#8

O problema é que ela disse que já tentou criar o pen drive usando ferramentas do próprio Windows e não funcionou.

Tentou criar o pendrive através do Windows usando o Rufus, Andressa ?
É uma ferramenta, que, geralmente, funciona. Pelo o que eu entendi, você já tem a ISO do windows baixada no próprio Windows, pois disse já ter feito o pen drive pelo Windows.

0 Likes

#9

Sim. Eu sempre uso o rufos inclusive eu tenho 3 pendrives já preparados para caso algo dê errado 2 bootaveis com windows e Linux e o outro com iso de vários sistemas e executáveis de vários programas

0 Likes

#10

No windows você pode criar o pendrive bootavel pelo cmd. Inclusive eu acho que é a maneia mais eficiente de criar um pendrive bootavel para windows. No google vc encontrará vários tutoriais, como este abaixo:

0 Likes

#11

Obrigada pela dica, mas eu já sei criar um pendrive bootável inclusive já fiz inúmeras vezes, de inúmeras formas diferentes, e o pendrive bootável que eu tenho funciona, uso ele a anos o problema é que o PC não esta dando boot pelo pendrive.

0 Likes

#12

Passei por problema semelhante, rodei o adwcleaner no Windows, pra remover o chromium e todos os adwares que foram instalados juntos. (vem junto com alguns joguinhos)

Não sei se tentou/ conhece esse programa, mas ele executa sem instalação então dá pra vc baixar no mint e rodar no Windows

Outro passo importante foi desativar o fastboot na BIOS.

Depois disso as opções de restauração do Windows voltaram a funcionar, não cheguei a tentar com o pendrive, mas pode ser um caminho para você também.

1 Like

#13

Bom vamos por partes para identificar o problema. O primeiro passo é descobrir se é um problema de hardware ou de software. Você disse que tem dois pendrives de boot, um de Windows e um de Linux. Tente os dois pendrives e veja se algum dos dois faz o boot. Se for só o do Windows que não está funcionado então temos duas opções ou há algo corrompido no pendrive Windows ou o próprio pendrive pode estar estragado. Se não funcionou nenhum dos dois o problema é com o computador. Nesse caso pode ser a porta usb que está com mau contato. Tente trocar para outra porta usb e ver se funciona. Se mesmo assim não der certo pode ser algo com o computador. Nesse caso poste aqui o resultado dos testes e tentaremos descobrir o que está acontecendo. Desconfio que você possa estar com o secure boot ativado, nesse caso vá na bios e desative, mas é só especulação. Depois dos teste vemos oque fazer.

2 Likes

#14

Obrigada pela dica! :star_struck:

O Progama realmente removeu o Chromium, Mas ainda não consigo formatar. :disappointed_relieved:

0 Likes

#15

Vou fazer os testes e volto aqui!

Obrigada! :star_struck:

0 Likes