Eu tenho um dual boot de Windows 10 e Linux Mint e cometi o erro de deixar meu sobrinho usar o meu PC e ele acabou instalando sem querer o Chromium e desde então não consigo remove-lo, já tentei de varias formas até que decidi formata-lo, porém nenhumas das opções de reparação do Windows está funcionando, o sistema pede para que a recuperação seja feita a partir de uma mídia bootável, mas quando tendo dar boot pelo pendrive o PC fica em tela preta com o cursor piscando e não sai disso. O meu navegador Google Chrome não funciona mais e é impossível fazer algum download ou navegar na internet. Como trabalho com design preciso do Windows para trabalhar e como o PC está extremamente lento os programas da Adobe abrem e fecham sozinhos.
Os navegadores pararam de funcionar somente no Windows ou em ambos os sistemas ?
Se no Mint os navegadores funcionam, você pode usar o Mint, baixar a ISO do Windows 10 por lá, deixar o pen drive bootavel usando uma ferramente chamada etcher: balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives, setar o pen drive como primeira opção de boot através da BIOS, formatar e instalar o Windows novamente.
Ah, cabe deixar claro também que formatar e reinstalar o Windows, é diferente de recupera-lo, você perderá tudo que tem na sua partição na qual o windows está instalado se não tiver backup.
Muito provavelmente, você deixou o pen drive bootável usando a ferramenta que já vem no mint, certo ? Essa ferramenta não funciona muito bem quando o assunto é ISO do windows, você pode tentar deixar o pen drive bootavel usando essa ferramenta chamada etcher e não pode esquecer de setar o pen drive como primeira opção de boot na BIOS.
Na verdade criei o pendrive duas vezes uma pelo Windows e outra pelo Mint nenhuma das duas funcionaram. Não acredito que o problema seja no pendrive pois já utilizei ele várias vezes.
Pelo que a galera fala… apenas alguna programas (como o WoeUSB) conseguem criar pendrive bootável do Windows usando o Linux. Apesar do Etcher/Rufus serem excelentes… ocorre um erro na criação do penboot “da janela”.
O problema é que ela disse que já tentou criar o pen drive usando ferramentas do próprio Windows e não funcionou.
Tentou criar o pendrive através do Windows usando o Rufus, Andressa ?
É uma ferramenta, que, geralmente, funciona. Pelo o que eu entendi, você já tem a ISO do windows baixada no próprio Windows, pois disse já ter feito o pen drive pelo Windows.
Sim. Eu sempre uso o rufos inclusive eu tenho 3 pendrives já preparados para caso algo dê errado 2 bootaveis com windows e Linux e o outro com iso de vários sistemas e executáveis de vários programas
No windows você pode criar o pendrive bootavel pelo cmd. Inclusive eu acho que é a maneia mais eficiente de criar um pendrive bootavel para windows. No google vc encontrará vários tutoriais, como este abaixo:
Obrigada pela dica, mas eu já sei criar um pendrive bootável inclusive já fiz inúmeras vezes, de inúmeras formas diferentes, e o pendrive bootável que eu tenho funciona, uso ele a anos o problema é que o PC não esta dando boot pelo pendrive.
Passei por problema semelhante, rodei o adwcleaner no Windows, pra remover o chromium e todos os adwares que foram instalados juntos. (vem junto com alguns joguinhos)
Não sei se tentou/ conhece esse programa, mas ele executa sem instalação então dá pra vc baixar no mint e rodar no Windows
Outro passo importante foi desativar o fastboot na BIOS.
Depois disso as opções de restauração do Windows voltaram a funcionar, não cheguei a tentar com o pendrive, mas pode ser um caminho para você também.
Bom vamos por partes para identificar o problema. O primeiro passo é descobrir se é um problema de hardware ou de software. Você disse que tem dois pendrives de boot, um de Windows e um de Linux. Tente os dois pendrives e veja se algum dos dois faz o boot. Se for só o do Windows que não está funcionado então temos duas opções ou há algo corrompido no pendrive Windows ou o próprio pendrive pode estar estragado. Se não funcionou nenhum dos dois o problema é com o computador. Nesse caso pode ser a porta usb que está com mau contato. Tente trocar para outra porta usb e ver se funciona. Se mesmo assim não der certo pode ser algo com o computador. Nesse caso poste aqui o resultado dos testes e tentaremos descobrir o que está acontecendo. Desconfio que você possa estar com o secure boot ativado, nesse caso vá na bios e desative, mas é só especulação. Depois dos teste vemos oque fazer.