Formatação de Pendrive opensuse

Ola pessoal. Sou novato no fórum e iniciante no mundo Linux.
Recentemente com o fim do Windows 7 estou procurando opções Linux para instalar para meus clientes que precisam de segurança com seus arquivos. Geralmente pego pequenas empresas para fazer a manutenção de micros. A questão e que antes de eu indicar algum linux para eles estou testando distro por distro e aprendendo cada vez mais como me virar com problemas que possam aparecer. Já testei Ubuntu (18.04 até a 19.10), Linux mint (O que mais gostei até agora), Deepin (fica em segundo lugar). E agora estou com o Opensuse Tumbleweed. Gostei muito da interface KDE e do sistema do suse em geral. Más agora estava precisando do pendrive que usei para formatar meu note e testar o suse e não consigo formatar. O sistema parece não ter essa função. Estou pesquisando na internet e não acho muita informação sobre isso, apenas usando terminal. Como faço ?

1 curtida

Você criou o pendrive como?

Eu usei o criador de discos do Linux para gravar a imagem do suse. Agora estou com o pendrive bootavel aqui e não consigo formatar.

1 curtida

Olá @joaoftg, seja bem vindo a nossa comunidade,

quando você cria o pendrive pelo criador de discos do linux, vc pode deverá excluir todas as partições para então poder formatar, você pode usar o gparted, o criador de discos do gnome ou até mesmo pelo particionador do windows… Basta selecionar a partição criada e excluir, depois cria uma nova unidade de disco e pronto…

Voce pode instalar o gparted diretamente do repositório da distro neste link

Espero ter ajudado … :smile:

1 curtida

Se espeta-lo em uma maquina windows, abra o CMD(com privilégios elevados), digite Diskpart

espere abrir.

Utilize os comandos a seguir.

-> list disk
-> select disk x(no lugar do X, você colocará o número correspondente ao seu pendrive que aparecerá listado no comando list disk)
-> clean (este comando limpa todas as partições do disco selecionado)
-> create partition primary