Formatação Avançada de Pen-Drive

Boa tarde, galera!

Fazem 2 (dois) anos que uso Linux (o suficiente para nunca mais voltar pra Windows) e, apesar de não ser mais assim tão leigo, há uma dúvida enorme minha…

No Windows, através do CMD, há um comando pra formatar pen-drive de forma avançada (clique aqui para o tutorial que me refiro).

Minha dúvida é: existe algum comando pra Manjaro Linux que faça exatamente isto? O comando que eu usei uma vez dá aquela “apagada nas coxa” sabem? :weary:

tem sim
os “xdisk”, tipo fdisk, gdisk, cfdisk, cgdisk (eu uso o fdisk geralmente), tem o parted
vc não precisa deles tho, um gparted ou um gnome disks faz o mesmo trabalho que eles fazem, no mundo linux/mac é comum expor essa parte técnica digamos assim

2 curtidas

No Manjaro você já tem instalado o “Gerenciador de partições”. Se quiser usar o terminal tem o cfdisk e o fdisk.

1 curtida

Prefiro pelo terminal, por ser mais rápido. Me acostumei com usar comandos já desde a época do Windows! Não sei se acostumo com a parte “gráfica” mais. :joy:

Show! Tem algum tutorial? Pode ser em inglês mesmo.

Acho que pelo “man” deles dá pra aprender com funcionam.

1 curtida

nada sô

é mais rápido pelo gnome disks do que pelo terminal, te garanto

3 curtidas
1 curtida

Então você pode tentar se adaptar ao GNU Parted, que funciona no tty (Terminal, não necessita de interface gráfica, tanto que muitas pessoas usam na instalação de Arch e Gentoo) e em um subprompt como o DISKPART do Windows.

O manual do GNU Parted se encontra aqui: Parted User’s Manual - GNU.org (está em inglês).

2 curtidas

Acabei não citando essa, mas é uma ótima opção também. Uma das coisas que eu curto muito no linux é isso: Diversidade.

2 curtidas

Exatamente. É um dos motivos de eu ter escolhido utilizar GNU/Linux.

Não gosta disso? Mude.

Prefere um SO mais limpo? Instale.

Prefere um SO out-of-the-box? Há vários ao seu dispor.

As opções estão por toda parte, você tem a liberdade de fazer o que quiser.

3 curtidas

Esse ai que eles passaram são todos interativo.
Em somente comando (sem interação com o usuário) usa o sfdisk ele é usado em script por não necessitar de interação do usuário.
Se você vai somente formatar é o mkfs.

2 curtidas

Vocês são fera, galera! Valeuzão mesmo.

Agora que eu to descansando do trabalho, gosto de dar uma estudada nessas coisas e uma “fuçada”! Obrigado a todos!!!

2 curtidas