Fontes Microsoft do Windows no Linux

Boa noite galera,

Minha jornada de migração ao Linux é uma baita de uma novela. Após testar várias distros hj uso com muito agrado o Linux Mint, estou finalmente livre do Windows. No entanto, algo ainda me incomodava, as benditas fontes do Windows… Pois bem, venho compartilhar com vocês o que a solução que adotei.
Simplesmente copiei todas as fontes do Windows e subi pro Linux Mint.

Segue o GitHub que montei: GitHub - msaulohenrique/.fonts: for linux

3 Curtidas

Na verdade para ter as fontes do Windows no Ubuntu, Mint e derivados é só instalar o pacote “ttf-mscorefonts-installer”.

O pacote está disponível em Distros de outras bases também, como na base Arch por ex, apenas o nome pode ser um pouco diferente.
O nome do pacote no Arch/Manjaro é “ttf-ms-fonts”.

3 Curtidas

Olá @msaulohenrique, tudo bem?

Além da solução que o @Jedi_Fonseca já apontou, eu sugiro você dar uma conferida no programa Fontbase. O Fontbase é um gerenciador de fonts muito versátil que te permite ver um preview completo das fontes e ativá-las com 1 clique apenas.

Na versão gratuita está liberado o acesso à todas as fontes do projeto Google Fontes e na versão paga você tem acesso à outros pacotes.

Outro ponto que eu sugiro que você dê uma conferida é que algumas fontes que vem instaladas por padrão no Windows possuem distribuição restrita por direitos autorais, então, sugiro você dar uma checada se você não subiu no seu repositório alguma fonte que pode te gerar problemas no futuro.

Abraço.

1 Curtida

Tem uma diferença sutil entre os mecanismos, o “ttf-mscorefonts-installer” e a contra parte do Arch (ttf-ms-fonts) ,instalam apenas as fontes core,ou seja as mais básicas (ou mais comuns para compatibilidade com suítes office como preferir) já o repositório do @msaulohenrique instala todas as fontes que vem com o Windows sendo que a maioria não vem com o “ttf-mscorefonts-installer” ou o “ttf-ms-fonts-installer”

A nível de comparação o pacote disponível traz 29 fontes o do mano @msaulohenrique tem 156

Exatamente o que eu fiz também. Há! Há! Há!

Pergunta 1: Você pegou essas fontes da versão 10 do Windows, correto?

Pergunta 2: Nesse Windows já havia o Office instalado? Se sim, qual versão? Pergunto isso porque imagino que o Office traga mais algumas fontes.

Instalação limpa do Windows Server 2012.

Não.

2 Curtidas

Ah, bom saber! Nunca havia parado para contar quantas fontes vem nesses pacotes. Vlw pela info!

Não conhecia esse documento, mas lendo ele, agora tenho plena certeza de que você não poderia legalmente redistribuir essas fontes.

Redistribution and extended rights: Apart from the document embedding rights described previously, you may not redistribute the Windows fonts. You may not copy them to other computers or servers, and you may not convert them to other formats, including bitmap formats, or modify them.

Redistribuição e direitos estendidos: Além dos direitos de incorporação de documentos descritos anteriormente, você não pode redistribuir as fontes do Windows. Você não pode copiá-los para outros computadores ou servidores, e você não pode convertê-los em outros formatos, incluindo formatos bitmap, ou modificá-los.