Isso é uma coisa que me assombra desde que comecei a usar o Linux. Acontece em todas as distros que já usei e na que uso atualmente (Manjaro, Mint, Ubuntu e agora Pop!_OS).
Nos outros sites fica tudo normal, mas na twitch, as fontes fica feias, pequenas, finas e parece que meio “achatadas”.
Já tentei de tudo, instalei fontes do Windows 10, mudei as fontes do navegador e tudo mais.
Preciso de ajuda, já que isso atrapalha bastante a minha experiência com o site.
Olá @Cactws , seja bem vindo a comunidade do Diolinux Plus!
Poderia adicionar uma screenshot do problema, para que possamos ter uma ideia melhor do aconteceimento.
Se não souber adicionar uma imagem você pode clicar no seguinte botão:
Ou arrastar a image para dentro da “caixa de edição”/editor.
Pergunta rápida:
- Você tentou utilizar outros navegadores?
Aguardo resposta, e espero que possamos ajudar você.
Você tentou utilizar outros navegadores?
Sim, testei o Chrome, o Firefox e até o Opera. As fontes continuam do mesmo jeito.
Não estou mais no Pop!_OS portanto essa é a única screenshot que eu tenho no momento, desculpe pelo chat fora de contexto.
Não há nenhum problema aparente de renderização.
Então o que pode ser ?
O mais provável é o site utilizar uma fonte que no seu sistema tenha esse design “achatado”.
Fiz uma analise no site da twitch.tv percebi que eles utilizam as seguintes fontes:
- Roobert
- Helvetica Neue
- Helvetica
- Arial
- sans-serif
Logo se você instalou uma fonte com o nome Helvetica, mas, não possuí o mesmo design da font Arial, que digamos, que o Microsoft Windows utiliza você irá notar essa diferença, porque afinal são fontes diferentes.
Resumidamente, a fonte que foi selecionada pelos navegadores nas suas distros Linux, são diferentes das fontes selecionadas no Microsoft Windows para o site twitch.tv.
Espero ter lhe ajudado, até mais!
As fontes aparentam ser as mesmas, só que a do Linux parece estar com uma qualidade mais baixa ou algo assim. Como se as do Windows tivessem alguma espécie de “anti-aliasing”.
O Windows costuma ter por padrão o ClearType ativo (digita cleartype no botão de busca/Cortana e tenta desativar para comparar).
Fiz um teste aqui e cheguei em um resultado muito semelhante. Instale o Gnome-Tweaks, acesse-o, vá em Fontes e ative a suavização.
Veja se resolve.
Acabei de desativar o ClearType pra testar e realmente fica pior, mas não chega perto de como está no Linux, com o visual pequeno e achatado.
Tentei também, no Linux Mint, deixar a opção “Hinting” em “full” nas configurações de fontes mas não mudou nada no site. No resto do sistema as fontes ficam normais e com um bom visual.
Também tentei instalar as fontes Roobert, mas nada muda.
Eu pensei que seria problema com DPI, hinting ou sub-pixel rendering mas, você disse que o problema acontece apenas em um site…
Aparenta ser mais problema de configuração de fonte do site, do que sistema operacional. Quando falamos de problema de renderização ou DPI configurados de forma errada, você iria notar em outros locais não apenas em um unico site.
Eu até pensei, em passar as fontes originais que, o Microsoft Windows utiliza, mas, por questões legais de licensa provavelmente não posso… .
Você ainda está utilizando alguma distro Linux?
Estou utilizando o Linux Mint 19.3 no momento.
Eu usei as developer tools do chrome para ver o stylesheet do site e vi que a fonte em prioridade é a Roobert, instalei ela mas nada mudou. Mas como no Windows essa não é uma das fontes que vêm no sistema, não achei mesmo que poderia ser isso.
Eu também instalei um pacote chamado “ttf-mscorefonts-installer” há um tempo.