Fontes estão estranhas e internet funciona por uns minutos

Depois que segui o tutorial pra resolver o bug dos emojis as letras no terminal e quando abro o arquivo grub ficaram assim:
Captura de tela_2020-09-24_18-06-29

acabei de perceber que até se eu tento criar um arquivo de texto fica do mesmo jeito, o que aconteceu? O que faço pra resolver?

obs: eu seguia esse tutorial no mint 19.3 e não acontecia isso, agora estou no mint 20 e isso aconteceu. Interface xfce.

Edit: estou com outro problema que percebi, estou conectada no wi-fi e do nada ele para de funcionar, e não é a internet o problema pois está funcionando bem no celular. Eu consigo usar a internet mas parece que eu tenho um limite de tempo sabe? Estava funcionando normal e então quando fui fazer pesquisas e entrar em outros sites o Firefox diz isso:


E mesmo eu desligando o wi-fi pelo botão do note e ligando de novo, a internet não volta a funcionar. Mostra que está conectado mas não funciona
Formatei ontem pro Mint 20, e isso começou a acontecer.

edit 2: fui ver as fontes e tá assim, são as fontes monospace:

Olha só:

Não entendo, seguia o mesmo tutorial no mint 19.3 e não acontecia isso, pq agora aconteceu?

Ih… é ruim de eu fazer este tipo de tutorial sem saber o que ele vai fazer com o meu sistema… Se você seguiu apenas a parte do Google Chrome, acho que resolve apagando o arquivo /home/$USER/.config/fontconfig/fonts.conf (já que no Ubuntu este arquivo não existe - eu pelo menos não tenho ele aqui) e em seguida fazer sudo fc-cache -vf e reiniciar.
Agora se fez a parte do Firefox, aí as coisas ficam mais difíceis…

1 curtida

Fiz a do Firefox também pois só uso Firefox. Sempre segui esse tutorial e dava certo, agora deu isso :frowning:

Então… como o tutorial força a exclusão de fontes e seu sistema está estragadinho, sugiro que tente reinstalar usando sudo apt install --reinstall fonts-dejavu-core e depois de acabar, faça sudo fc-cache -vf. No fim é só reiniciar e torcer para dar certo!

3 curtidas

Ok, pode me explicar o pq do -vf? No tutorial o DIo usa o comando com o final -f sem o v, só queria saber qual a diferença mesmo :slight_smile:

Pois não… Pelo que sei, o f (de force) é para forçar (scan directories with apparently valid caches) e v (de verbose) é para mostrar no terminal o que o comando está fazendo. Ambos com letras minúsculas.

Deu certo!! Muito obrigada!!

Você sabe também o pq de acontecer aquilo com a internet?

Sobre a internet eu não sei como resolver, como não uso Mint, não sei se é o problema da distro ou do seu aparelho. Melhor aguardar até outra pessoa responder…

Mas tem acontecido com outras distros também?

Só uso o Mint, mas encontrei este tutorial e tentei, o que você acha disso?

Este tutorial não resolverá o seu problema, já que é uma configuração de DNS. O seu problema (wifi desconecta sozinho) geralmente está relacionado ao modo de economia de energia dos notebooks, fazendo com que ele desconecte depois de um tempo e não volte mais.

Veja se a conexão do Wi-Fi não está definida como “Limitada” nas configurações do Mint.

Acredito que, se for isso mesmo, a instalação do Slimbook Battery deve resolver, colocando o lap em modo “Máximo rendimento”
https://slimbook.es/en/tutoriales/aplicaciones-slimbook/398-slimbook-battery-3-application-for-optimize-battery-of-your-laptop

1 curtida

Ok, o note vive na tomada então não me importo com “maximo rendimento” isso vai ser ok, mas pq isso aconteceu no 20 e no 19.3 tava tudo ok?

1 curtida

Não tenho ideia, mas imagino que tenha algo a ver com o kernel e/ou com ele ter instalado (ou não) o TLP

@Rodrigo_Chile @Celio_A gente eu to achando que aquele tutorial de DNS deu certo, pq não tá mais acontecendo aquilo da internet, então talvez fosse aquele problema mesmo…

1 curtida

Você se refere a isso?

1 curtida

Acho que seria isso… ali em limitada, veja que opções tem

Automático, sim e não. Tá no automático… Tá certo ficar no automático? Ou deveria deixar em Não?

Deixa em não e veja o que acontece

Ok deixei, vou acompanhar agora pra ver, mas até agora não aconteceu mais o problema, então sinceramente não sei o que aconteceu kkk, aparentemente aquele tutorial deu certo mas sei lá

3 curtidas