Instalei o WeChat no meu Ubuntu 24.04 num desktop HP mas ele não reconhece letras e fontes chinesas. Como posso resolver isso?
Não sei como se chama esse pacote no Ubuntu, mas acredito que deva baixar as fontes noto CJK, que é Chinese, Japanese e Korean.
sudo apt install noto-fonts-cjk -y
Ou algo assim, no terminal.
PS: no ubuntu é ao contrário
sudo apt install fonts-noto-cjk
Esse jeito primeiro que coloquei é no Arch e seus derivados.
Se já estiver instalado, aí fico devendo.
Oh meu queridão(ona)! Não! Não estava instalado não! Instalou tudo mas e aí? O programa que mostrei continua sem mostrar as fontes corretas. Como eu regulo agora isso?
Talvez faltem mais alguns passos:
- atualizar o cache das fontes instaladas:
sudo fc-cache -fv
-
Reiniciar o computador
-
Reiniciar os programas
Opa…obrigado pela boa vontade mas nada! Teve um que comentou que meu PC deve estar amaldiçoado…maldição do faraó Bill Gates. Mas enfim…manterei o Ubuntu instalado aqui. Para algumas coisas ele serve.
Rapaz, preciso explicar uma coisa.
No mundo Linux existem diversos meios de se obter um programa. Existe o meio de instalação tradicional, que seria montar ou ‘compilar’ da fonte, mas esse é mais complicadinho, mas dá pra fazer. Depois, tem o meio facilitado, que é a distro que você usa ter um repositório onde já estão vários programas compilados disponíveis em binário, ou seja, só baixar pelo sistema através de terminal ou loja de aplicativos, e usar. O terceiro meio é um tipo de programa em sandbox (caixa de areia). Esse terceiro meio pode ser um pacote snap, appimage, ou flatpak.
O Ubuntu usa por padrão o Snap.
Eu não sei como você baixou esse programa, se você simplesmente abriu a loja de programas do Ubuntu, e baixou o WeChat por lá. Eu sei que eu baixei aqui no meu sistema (Artix Linux) usando o gerenciador de pacotes do próprio sistema, ou seja, usando o método que citei acima onde a distribuição linux que eu usar já pré-montou isso pra mim e disponibiliza em binário, aí é só baixar e usar o Flatpak, e o resultado foi esse aqui:
Eu não sei se é possível no Ubuntu, mas você pode tentar fazer a mesma coisa assim:
sudo apt install flatpak
sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak
Rode esse comando também:
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
Reinicie o computador. E aí usa assim:
flatpak install wechat
Fazendo assim deve chegar no mesmo resultado que eu acima. Aí se você sabe ler os caracteres é só usar. Eu só sei em japonês mesmo e olhe lá, aí nem prossegui kkkk
Boa sorte! Espero ter ajudado.
Oooh meu amigo…agradeço sua atenção. Rodei o comando que você disse flatpak remote-add --if-not-exists…e ele não deu resposta voltou pra linha de comando normal depois tentei flatpak install wechat e a resposta foi esta:
jxajro@xxxxxxxxxxx:~$ flatpak install wechat
Looking for matches…
Found ref ‘app/com.tencent.WeChat/x86_64/stable’ in remote ‘flathub’ (system).
Use this ref? [Y/n]: y
Skipping: com.tencent.WeChat/x86_64/stable is already installed
Mas como sempre os mesmos quadradinhos. Mas agradeço a você e a todos que estejam dando atenção a esse meu perrengue. Ok…vamos lá de volta pro Windows 10.
Bem, se você não puder continuar tentando, então pacientemente terá de voltar ao Windows.
Mas pelo que eu percebi, o Ubuntu já está com o Flatpak instalado e o programa já foi instalado pelo Flatpak – e não funcionou como esperado, o que é raríssimo.
Sendo assim, a outra solução é verificar se há o pacote disponível em Snap, que é o padrão do Ubuntu.
sudo snap install wechat
Ou
snap install wechat
Eu não estou com muito tempo, do contrário testaria em uma máquina virtual. Mas se não funcionar assim, aí eu fico sem saber.