Fontconfig. Listar fontes não disponiveis no sistema e substituir por equivalente

Saudações aos amigos do DioLinux

Este é meu primeiro post no forum, me desculpem por já chegar pedindo ajuda mas estou batendo cabeça a alguns dias com isso

Sou TI “o faz tudo” em uma editora/escola bilíngue e estou na jornada de migração para Linux.
Atualmente estou utilizando o Linux Mint 22 Cinnamon. Tudo tem funcionado muito bem.

Meu problema esta na migração ao LibreOffice, uma das fontes usadas no MS Office é a SegoeUI, fonte proprietária da Microsoft, estou em busca de um compliance total então não consigo abrir mão disso sem ferir alguns termos. Substituições das fontes no Libre Office estão ok, consigo abrir arquivos criados no Word com uma fidelidade legal. Agora preciso que arquivos criados no Libre Office também possam ser abertos no Word. Por uma questão de usabilidade gostaria de manter o nome da fonte SegoeUI, ficaria contra intuitivo ter que ensinar pros usuários linux que a fonte correta é Noto Sans sendo que usuários externos que usam o MSOffice usam a Segoe.

Alguém tem experiencia mexendo com o fontconfig? É possível listar a SegoeUI nos aplicativos de texto mesmo eu não tendo ela no sistema? A fonte real mostrada na tela seria a NotoSans mas o nome seria a Segoe

Preciso fazer isso pelo terminal já que tenho um script para deploy de novas estações

Desde já obrigado, em breve quero compartilhar toda a historia dessa minha saga implementando linux no meio corporativo

Abraços

vc deve ter uma licença do windows para usar as fontes dele. pegue a pasta Fonts e copie pro seu pinguim. renomeie para windows. faça assim agora:

$ mv Fonts windows
$ sudo chown root.root windows -R
$ sudo mv windows /usr/share/fonts/truetype
$ sudo dpkg-reconfigure fontconfig

refaça o login.

3 curtidas

Perdão pela demora no retorno, entrei de férias e me desliguei um pouco

Nós não temos licença windows por isso queria criar uma fonte “Fake” no sistema. Meio que apontar a fonte original para uma similar existente

O libre office faz isso mas só quando o arquivo vem de outro sistema, ele não me disponibiliza essa fonte fake pra criar documentos. Existem alguma forma de fazer isso pelo terminal?

Você pode tentar usar uma ferramenta como o Fontforge para criar um arquivo .ttf falso que declara o nome da fonte como Segoe UI, mas utiliza a renderização de outra fonte:

• Crie uma nova fonte.
  • Configure o nome da fonte como Segoe UI.
  • Importe os glifos da Noto Sans (ou outra fonte substituta).
  • Exporte o arquivo .ttf.
1 curtida

Mais fácil usar um backup das fontes
https://www.w7df.com/?m=1
Baixe do windows 10
Extraia o zip e abra um terminal na pasta extraída
Digite “sudo mv Windows10defaultfonts/ /usr/share/fonts/” lembre de corrigir o nome da pasta que vem dentro do zip
Dps execute no terminal “fc-cache -f -v”(tanto com sudo quanto não, isso atualiza o cachê de fontes)e aguarde
Dps reabra o libreoffice e selecione a fonte que quer usar

Vou tentar essa abordagem, creio que deva resolver o problema. Seria interessante uma opção de fazer isso direto pelo sistema, procurei em todo canto e não achei uma forma de fazer
Vou tentar requisitar essa feature para o libre office, mas duvido muito que venha acontecer

Obrigado

1 curtida

Não posso usar fontes sem a devida licença, se um dia formos passar por auditorias ou se precisarmos de certificações creio que possa dar algum problema.
O objetivo é ter a empresa com um ambiente 100% legal e seguro

1 curtida

Tentei algumas outras abordagens, mas nenhuma funcionou com o Libreoffice. Creio que essa funcione.