Fone de ouvido parando de funcionar no Kubuntu

Olá pessoal!

Eu gostaria de pedir uma ajuda a vocês!

Recentemente instalei o sistema operacional Kubuntu (Kernel 5.11) na minha máquina, e ao plugar o meu fone de ouvido no painel frontal ele funciona normalmente, só que depois de algum tempo é como se ele desplugasse e plugasse várias vezes sem parar loucamente e na minha tela fica aparecendo direto um pop-up dizendo:
Built-in Audio Digital Stereo (IEC958)

Plugando o fone no painel traseiro ele não acontece este erro, porém a qualidade de aúdio é horrivel, além de que o cabo do fone de ouvido é pequeno.
No meu outro sistema operacional, Windows 10, isso não acontece, nem no painel frontal nem traseiro.

Alguém possui uma solução?

Intel@ Core™ i7-2600 CPU @ 3.40GHz
Intel® HD Graphics 2000
Memória RAM de 8GB

Dual Boot: Windows 10 e Kubuntu

amixer -c 0 cset name=‘IEC958 Playback Switch’ on

Teria que ver se o canal é 0
Depois salva

apareceu isso :frowning:

Amixer é do pacote alsa-utils

Contudo teria que ver se funciona

No caso deve usar pulseaudio-alsa

Poderia explicar mais, por favor? sou iniciante no Linux

Não sei se ajuda, mas quando conecto o fone de ouvido aparece um pop-up:

“Built-in Audio Analog Stereo”

tem essa dica aqui, que o cidadão disse que resolveu: debian - How can I setup pulseaudio to use both digital and analog ports from 2 profiles? - Unix & Linux Stack Exchange

tbm não funcionou infelizmente. É como se estivesse automaticamente desabilitando o som do fone de ouvido e ativando esse tal de “Built-in Audio Digital Stereo (IEC958)”

aqui isso aqui. acho q resolve seu problema.

continua trocando para Digital Stereo, lá no pavucontrol percebo que na parte analog stereo a porta Headphones fica trocando loucamente entre plugged in e unplugged. Aquela sua primeira dica fez com que o problema demorasse um pouco mais pra acontecer. Ah e muito obrigado por suas dicas.

Tem vezes que demora mais e tem vezes que assim que plugo o fone de ouvido que o problema já acontece.

Olá pessoal. Depois de muito tempo pesquisando consegui encontrar uma gambiarra que solucionou meu problema. Não sei como explicar o que fiz muito bem, porém irei postar os códigos mesmo assim:

Consegui encontrar um site que solucionava um dos maiores problemas:
https://danielgibbs.co.uk/2019/06/prevent-automatic-change-of-audio-device-ubuntu/

Nele explica para comentarmos uma linha do arquivo default.pa no qual acredito que seja um arquivo de configuração do Pulseaudio.

Seu diretório:

/etc/pulse/default.pa

Para deixar como comentário, basta colocar uma # na frente deste código:

load-module module-switch-on-port-available

# load-module module-switch-on-port-available

Depois disso precisei apenas configurar o dispositivo de aúdio que utilizo como padrão, adicionando a seguinte linha de código no arquivo:

### Default profile
set-card-profile <cardindex> <profilename>

O cardindex geralmente será 0, mas para encontrá-lo executei:

$ pacmd list-cards

E o profilename consegui executando:

$ pacmd list-cards | grep ‘active profile’

Isso foi apenas um resumo de uma respota que encontrei aqui:

Após isso precisamos reiniciar o Pulseaudio:

$ pulseaudio --kill
$ pulseaudio --start

Pronto! Depois disso o aúdio começou a funcionar normalmente.
Enfim, antes de terminar queria agradecer aos membros @swatquest e ao @acvsilva, muito obrigado pela ajuda!
E foi isso. Espero que esta resposta chegue àqueles que estão com este mesmo problema.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.