Foi dito que isso era impossível... [KDE Plasma]

Há um tempo atrás, eu estava experimentando com algumas idéias em temas para o Kvantum. Eu estava querendo trazer algo parecido ao Aero Glass do Windows Vista, 7 e 8 para o Kvantum. Mas como alguém que aprende só fuçando nas coisas, descobri que isso é impossível de ser feito com o Kvantum.

Então fui conversar com o tsujan, o criador da engine, para ver se existia alguma forma de concretizar essa idéia de uma toolbar semitransparente usando o Kvantum. A resposta que recebi não foi muito encorajadora. Foi dito que por causa da forma que Qt funciona, com um fundo sólido para a janela inteira e a toolbar apenas sendo um fundo por cima do fundo da janela, é impossível ter uma toolbar semitransparente sem que o fundo da janela seja exibido.

Isso até eu ouvir falar de um fork do Breeze chamado Lightly:

Não só deixou a toolbar semitransparente, como também permitiu que funcionasse com o Blur nativo do KDE Plasma, apenas precisando de um script do KWin que força o blur nas janelas. Sem esse script, apenas a barra de títulos estaria com blur, que por sinal também é um fork da decoração de janelas Breeze.

Outro adicional é o LightlyShaders, que deixa os cantos das janelas arredondados ao invés de quadrados, algo que funciona bem caso o usuário queira um estilo mais Deepin ou BigSur. Mas eu não consegui compilar aqui (teve erro de compilação que não sei como resolver), então não pude testar. Mas aqui vai uma idéia de como ficaria:

Talvez a maior lição que essa descoberta me ensinou é, que limitações podem servir mais como desafios do que barreiras. Não tenho certeza se Tsujan deu uma resposta rápida para encerrar logo a conversa ou apenas se equivocou mas pelo menos mostra que Qt é muito mais capaz do que muitos imaginam. Aqui vai um agradecimento ao @Ivanilton. Sem esse cara sensacional, eu não teria conhecido o Lightly. Ainda vou compilar o Breeze Evolution para testar aqui no computador mas agora não tenho certeza se ele vai ficar depois de eu ter testado o Lightly.

Para quem gostar de customização no KDE Plasma e estiver buscando algo diferenciado, fica aí a dica. Talvez precise compilar para algumas distros, então o Lightly e LightlyShaders estão no Github do Luwx.

29 curtidas

Avisa a ele que você conseguiu.

Algo que eu aprendi a evitar dizer sobre o Plasma.

4 curtidas

Parabéns pelo esforço e pelos resultados! Sugiro editar o nome do post para complementar que se trata de uma customização do KDE, assim, ficará mais fácil para outros usuários se interessarem pelo post.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Achei que colocar nas tags era o suficiente mas beleza xD

2 curtidas

Nunca diga “impossível” para o Plasma

:thinking:

1 curtida

Impossível é questão de percepção, algo ainda desconhecido. A própria palavra em Inglês já diz “Impossible > I’mPossible”

Excelente arte e trabalho.

:pray:

2 curtidas

Fiz algumas modificações no esquema de cores que eu estava usando. Consegui aproximar das capturas de tela que estavam no github do Luwx.

8 curtidas

Qual a sua Distro? Quero testar a compilação que você falou que deu erro e conseguindo, mando o esquema pra você :+1:

Se conseguir né. Se não conseguir respondo aqui sobre meu fracasso :rofl:

Isso ficou espetacular!

Ô vontade de deixar minha máquina apenas com Fedora KDE e ter como inspiração suas inúmeras modificações…

O legal é que o dev desse fork do breeze é brasileiro, manda um print o terminal com o erro que você teve.
Corrigindo: Não precisa manda o print eu tentei compilar aqui e vi o erro, LightlyShaders é um script do kwin mas o kwin foi atualizado na versão de teste do plasma e eu estou vendo que é a versão que você usar do plasma, ou seja o dev tem que atualizar o script.

OpenSUSE Krypton. É o Tumbleweed com os repositórios KDE Unstable pré ativados.

2 curtidas

Sim, é a mesma coisa que aconteceu com o Shape Corners também, então faz sentido.

O @Ivanilton já viu o erro e o que deveria fazer.
Bem, vou criar uma máquina virtual com a mesma Distro que você e testar, se achar alguma gambiarra pra usar enquanto o dev não atualiza o Script reporto aqui.

1 curtida

Opa, valeu!

1 curtida

Nada que seja materialmente possivelmente é impossível para o Plasma. Não há recurso já elaborado em interface gráfica que ele não possa replicar.

@ryu_ketsueki Esses tempos eu era uma raposa user OpenSUSE com Plasma. E recentemente eu tentei instalar o Arch com o kernel mais recente (5.10.6) em VM e não deu certo, nem com Plasma nem com Gnome. Então eu fui vendo como o OpenSUSE parece facilitar essas questões de testar as coisas mais novas sem se quebrar todo, e fiquei interessado. Pode ser que na minha máquina real volte a rodar o sistema do camaleão! Ainda mais com essas modificações aí, que me parecem ser tudo o que eu queria fazer.

Por isso que nunca mais troquei. Se por baixo do capô está funcionando bem, da forma que eu gosto, só preciso cuidar da interface. E o Plasma me serve muito bem

1 curtida

(qualquer semelhança é uma mera coincidência)

7 curtidas

Mano, vou verificar amanhã, pois tô tendo que mexer com banco de dados aqui, daí como amanhã vou parar de trampar mais cedo vai dar tempo de testar

1 curtida

@ryu_ketsueki, olha, na primeira tentativa eu obtive este erro:

suse@localhost:~/LightlyShaders/qt5build> kwin_x11: FATAL ERROR while trying to open display

Depois de eu fazer um certo comando, parece que deu certo:

1. Instale as dependêncais:
sudo zypper ref
sudo zypper up
sudo zypper in git cmake gcc-c++ extra-cmake-modules libepoxy-devel kwin5-devel libqt5-qtbase-devel libqt5-qttools-devel libqt5-qtx11extras-devel
sudo zypper in kconfigwidgets-devel kcrash-devel kglobalaccel-devel kguiaddons-devel ki18n-devel kinit-devel kio-devel knotifications-devel
  1. Baixar o repositório:
git clone https://github.com/Luwx/LightlyShaders
cd LightlyShaders
mkdir qt5build
cd qt5build
  1. Abra uma outra aba do Terminal e faça o seguinte comando:

kwin_x11 --replace

1. Volte na aba anterior e faça:

cmake …/ -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr -DQT5BUILD=ON && make && sudo make install && (kwin_x11 --replace &)

ISO testada: openSUSE-Tumbleweed-DVD-x86_64-Snapshot20210114-Media.iso