Há um tempo atrás, eu estava experimentando com algumas idéias em temas para o Kvantum. Eu estava querendo trazer algo parecido ao Aero Glass do Windows Vista, 7 e 8 para o Kvantum. Mas como alguém que aprende só fuçando nas coisas, descobri que isso é impossível de ser feito com o Kvantum.
Então fui conversar com o tsujan, o criador da engine, para ver se existia alguma forma de concretizar essa idéia de uma toolbar semitransparente usando o Kvantum. A resposta que recebi não foi muito encorajadora. Foi dito que por causa da forma que Qt funciona, com um fundo sólido para a janela inteira e a toolbar apenas sendo um fundo por cima do fundo da janela, é impossível ter uma toolbar semitransparente sem que o fundo da janela seja exibido.
Isso até eu ouvir falar de um fork do Breeze chamado Lightly:
Não só deixou a toolbar semitransparente, como também permitiu que funcionasse com o Blur nativo do KDE Plasma, apenas precisando de um script do KWin que força o blur nas janelas. Sem esse script, apenas a barra de títulos estaria com blur, que por sinal também é um fork da decoração de janelas Breeze.
Outro adicional é o LightlyShaders, que deixa os cantos das janelas arredondados ao invés de quadrados, algo que funciona bem caso o usuário queira um estilo mais Deepin ou BigSur. Mas eu não consegui compilar aqui (teve erro de compilação que não sei como resolver), então não pude testar. Mas aqui vai uma idéia de como ficaria:
Talvez a maior lição que essa descoberta me ensinou é, que limitações podem servir mais como desafios do que barreiras. Não tenho certeza se Tsujan deu uma resposta rápida para encerrar logo a conversa ou apenas se equivocou mas pelo menos mostra que Qt é muito mais capaz do que muitos imaginam. Aqui vai um agradecimento ao @Ivanilton. Sem esse cara sensacional, eu não teria conhecido o Lightly. Ainda vou compilar o Breeze Evolution para testar aqui no computador mas agora não tenho certeza se ele vai ficar depois de eu ter testado o Lightly.
Para quem gostar de customização no KDE Plasma e estiver buscando algo diferenciado, fica aí a dica. Talvez precise compilar para algumas distros, então o Lightly e LightlyShaders estão no Github do Luwx.