Flatpaks não ajustam ao tema dark

Eu estou fazendo algo não aconselhável, que é usar uma versão beta. Mas não sei se é por causa disso ou é algum problema do Flatpak com o Gonome.

Lembro que no KDE Neon tinha uns problemas com os temas também nos flatpaks.

Vejam como fica alguma das janelas dos apps em flatpak

Ele não chega a ajustar a barra para o tema dark.

Tem como resolver isso?

Tutorial para aplicar temas GTK em Aplicativos Flatpak.

2 curtidas

no caso de electron app’s, ele vai ficar assim em qualquer formato de empacotamento: rpm, snap, appimage…depende do dev do app.

Em settings o app dá a opção para mudar assim (custom):

1 curtida

Muito bom. Mas o pessoal do Flatpak planeja deixar isso organizado de forma nativa nos pacotes?

Não sei se entendi, bem a sua pergunta, mas se for sobre as Aplicações em Flatpak, de certa forma “enxergarem”, o diretório de temas do usuário, acredito que não, já que é da natureza, dos Flatpak’s, serem isolados do host

1 curtida

Era exatamente essa a pergunta.

Uma pena, pois os apps em Flatpak parecem promissores, mas essa falta de integração deixa um ar meio “amador” à aplicação.

Segundo a própria documentação do Flatpak.

A solução para isso foi empacotar temas como Flatpaks, pois confiar no host para ter a versão correta para cada flatpak anula os benefícios de portabilidade que ele oferece.

1 curtida

No terminal, digite flatpak list e veja se o pacote org.gtk.Gtk3theme.Adwaita-dark está instalado; caso não esteja, instale-o e veja se resolve.

Nem o tutorial e nem a sugestão do Adwaita-dark funcionaram. Os apps continuam em modo claro.

Estou quase largando o fedora por causa disso. Nem os apps em snap ficam no modo escuro.

Olá! :vulcan_salute:

É possível usar qualquer tema GTK, basta configurar corretamente. Qual tema você quer usar? Adwaita Dark?

Informe a saída do comando flatpak remotes.

1 curtida

Eu não mexi nessas configurações. Eu apenas selecionei o tema global como escuro, nas configurações.

Gostaria apenas que os apps abrissem em modo dark.

Esse Adwaita dark vai mudar todo o tema ou somente para o flatpak?

Nome Opções
fedora system,oci
flathub system

Nome Opções
fedora system,oci
flathub system

Tentou usando Flatseal?

Então, seus flatpaks estão instalados como system, isso quer dizer que a pasta de instalação fica em /var/lib/flatpak/.

Dentro dessa pasta crie outra pasta se já não tiver com o nome de overrides, depois crie um arquivo de texto dentro dela chamado global com o seguinte texto:

[Environment]
GTK_THEME=Adwaita-dark

Depois instale esse runtime org.gtk.Gtk3theme.Adwaita-dark. Dessa forma o tema GTK dos Flatpaks irão correspoder ao tema Adwaita Dark.

Valeu pelo tutorial. Eu fiz isso mas não adiantou. Entretanto, vejo que só houve a mudança da barra de títulos, não do app como um todo.

Vejam os exemplos do mesmo app em Flatpak ( Fedora) e em Snap (Ubuntu)

Era como o do Ubuntu que eu queria que ficasse, não apenas com a barra de título,entende?

Você tem o Gnome Tweaks/Gnome Tweak Tool instalado? Se sim, mande um print da seção Aparência.

Entendi. Perfeito !!!

Resolveu o problema. Coloquei em tema legado o Adwaita- Dark.

Show! Basicamente, dentro arquivo global, após o “GTK_THEME=” você deve colocar o mesmo nome da runtime de tema instalada, que no caso é Adwaita-dark.

1 curtida