O Flathub alcançou o melhor desempenho de sua história, em 2025, com mais de 435 milhões de downloads de aplicativos. Esse número representa um crescimento de cerca de 21% em relação a 2024 e confirma uma tendência contínua de expansão que vem desde 2020.
Em cinco anos, o volume anual de downloads aumentou mais de quinze vezes. O catálogo também cresceu de forma consistente e passou a reunir mais de 2.800 aplicativos, bem superior ao de anos anteriores, o que mostra o fortalecimento da plataforma como repositório de software.
Firefox, Google Chrome e Discord lideraram os downloads, com entre os mais populares. Nos jogos, o cliente Sober Play, ligado ao Roblox, ficou no topo, seguido por Minecraft, Space Cadet Pinball e os emuladores RetroArch e Dolphin, assim como Steam Launcher e Heroic.
Utilitários e apps de sistema cresceram proporcionalmente mais, com destaque para o Bottles, usado para rodar programas de Windows. A maioria dos downloads ocorreu em sistemas x86_64, o ARM64 representando uma parcela pequena e o x86 de 32 bits praticamente não apareceu.
No conjunto, esses dados mostram que o Flathub consolidou o Flatpak como o formato mais adotado para distribuição de aplicativos Linux independentes de distribuição, chegando a usuários de 239 países, com Estados Unidos, Alemanha e Brasil entre os maiores mercados.
Dica de becape das configurações
Eu tenho o costume de fazer becape das configurações dos apps em flatpak. Se eu mudar de distro ou der algum problema que precisa reinstalar, basta colocá-las no mesmo lugar que os eles abrem com todas as configurações feitas.
Serve para navegador, editores de som e imagem etc. E as configurações ficam em $HOME/.var, sendo $HOME o seu diretório. Em $HOME/.var/app ficam os diretórios dps aplicativos:
Reinstalou o pinguim? Basta colocar o diretório oculto “.var” no seu $HOME e usar os apps no ponto em que parou. Uma mão na roda.