Flatpak é um tremendo sucesso, com mais de 435 milhões de downloads em 2025

O Flathub alcançou o melhor desempenho de sua história, em 2025, com mais de 435 milhões de downloads de aplicativos. Esse número representa um crescimento de cerca de 21% em relação a 2024 e confirma uma tendência contínua de expansão que vem desde 2020.

Em cinco anos, o volume anual de downloads aumentou mais de quinze vezes. O catálogo também cresceu de forma consistente e passou a reunir mais de 2.800 aplicativos, bem superior ao de anos anteriores, o que mostra o fortalecimento da plataforma como repositório de software.

Firefox, Google Chrome e Discord lideraram os downloads, com entre os mais populares. Nos jogos, o cliente Sober Play, ligado ao Roblox, ficou no topo, seguido por Minecraft, Space Cadet Pinball e os emuladores RetroArch e Dolphin, assim como Steam Launcher e Heroic.

image

Utilitários e apps de sistema cresceram proporcionalmente mais, com destaque para o Bottles, usado para rodar programas de Windows. A maioria dos downloads ocorreu em sistemas x86_64, o ARM64 representando uma parcela pequena e o x86 de 32 bits praticamente não apareceu.

No conjunto, esses dados mostram que o Flathub consolidou o Flatpak como o formato mais adotado para distribuição de aplicativos Linux independentes de distribuição, chegando a usuários de 239 países, com Estados Unidos, Alemanha e Brasil entre os maiores mercados.

Dica de becape das configurações

Eu tenho o costume de fazer becape das configurações dos apps em flatpak. Se eu mudar de distro ou der algum problema que precisa reinstalar, basta colocá-las no mesmo lugar que os eles abrem com todas as configurações feitas.

Serve para navegador, editores de som e imagem etc. E as configurações ficam em $HOME/.var, sendo $HOME o seu diretório. Em $HOME/.var/app ficam os diretórios dps aplicativos:

Reinstalou o pinguim? Basta colocar o diretório oculto “.var” no seu $HOME e usar os apps no ponto em que parou. Uma mão na roda.

13 curtidas

Boa dica!
No mais: vida longa aos flatpaks!
Que fiquem cada vez melhores, e possam ocupar menos espaço de armazenamento.

Nada contra.

Mas tem vários aplicativos com bugs ,mesmo dando permissão .

Tive alguns problemas.

Um deles foi com chrome. Não minimizava corretamente.

o flatpak não torna o app imune aos problemas presentes em todos os empacotamentos que existem, inclusive bugs no formato

1 curtida

Tomara que com isso os próprios desenvolvedores, principalmente de apps mais populares, comecem a dar suporte oficial.

1 curtida

seria muito mais prático. pensa bem: o firefox disponibiliza o navegador somente por flatpak e código fonte. pode manter o mesmo no flathub, ficando mais fácil de manter. isso opode ser seguido pelo gimp, edge, chrome etc.

2 curtidas

Todos os meus apps principais e importantes são flatpaks. Sucesso merecido!

eu também. todos meus apps s flat tb. assim becapeio as configurações de $HOME/.var e tá tudo lá. Por exemplo: libreoffice → todos os arquivos abertos estão memorizados, as configurações personalizadas, mantidas. qqr coisa é só recolocar no HOME q eu estou salvo. rsrs

1 curtida

Eu instalo tudo em formato Flatpak. Só uso outros tipos de empacotamento em último caso.

O Flatpak é essencial para atrair o suporte oficial de mais aplicativos ao Linux. Facilita muito a distribuição e manutenção centralizada de aplicativos, que historicamente era um pesadelo no Linux.

Longa vida aos Flatpaks!

3 curtidas