Coé, rapaziada. Muito boa tarde. Bão?
Venho aqui depois de exaustar todas as tentativas possíveis em pesquisas, comandos, tentativas e testes.
É uma única coisa, estou no Zorin OS no momento, quero usar o flameshot, porém há duas questões acontecendo. Segue:
Uma observação antes, não está sendo possível de maneira nenhuma instalar via snap sendo assim, caso a sugestão seja tentar via snap, não vai rolar. Então vama…
- É possível instalar via apt, porém eu quero criar o atalho personalizado, o que invoco usando o flameshot gui. Usar o flameshot gui no terminal não há problema nenhum, também não há problema em usar o flameshot clica ele no toggle da task bar, o único problema é exclusivo usando o atalho personalizado que está ctrl + shift + s. Ele simplesmente falha ao tirar o print.
- Via flatpak está tudo “funcionando”, eu consigo invocar a ação via atalho, porém o ctrl + c não funciona nem com reza braba, a questão é que ele realmente não funciona de fato, contudo ele avisa que a cópia salva para a área de transferência com sucesso, mas não consigo usar o ctrl + v disso. Isso eu notei apenas depois, porque eu estou tentando usar um clipboard manager para gerir as imagens copiadas, e nenhum aparecia o a cópia do flameshot, então abri um doc para ver se também não copiava e notei que não copia é de maneira nenhuma. Tentei usar o flatseal para habilitar as opções apontadas, mas sem sucesso.
Alguém já enfrentou isso?
Já tentei usar via x11 ou xbc(? eu acho que é isso), mas nada também.
Se alguém conseguir sanar o problema via apt de usar o flameshot gui no atalho pra mim também tá suave.
Muito obrigado como sempre. Forte abraço.
Edit: Eu tentei usar outras coisas além do flameshot, mas não gostei nenhum um pouco. O menos pior é o gradia, e ainda não me agrada completamente. O top de todos para mim é o Spectacle, mas infelzmente não funciona no zorin.
Parabéns para mim. Que procurei em todos os lugares exceto nos issues do repositório oficial do flameshot no github hahahaha
Apenas precisar marcar a opção de usar JPG ao invés de PNG, que aparenta ser incapaz de um clipboard manager copiar um PNG.
Edit: A forma acima funciona, mas aparentemente não 100%, ao menos não para mim. Alguns usuários no issue reportaram que deu certo, mas para mim apenas funciona de vez em quando.
Ainda testando mais coisas aqui.
Bem, vou ficar procurando a solução. Por enquanto vou usando o gradia, mas eu acho menos “interativo”, no flameshot eu faço as edições na hora do print e ao apertar ctrl+c a imagem é copiada e logo vai para área de transferência, no Gradia, o app é aberto e eu tenho que fazer as edições e depois fechar. É algo chato quando se está fazendo dezenas de prints um atrás do outro, já que quem está a cargo do print é o ScreenShot padrão do Zorin e só então a edição é feita no app.
Amigo, o Gnome coloca sua própria ferramenta de screenshot na whitelist. Entra aqui e veja como fazer para funcionar.
Com os atalhos sh -c – “QT_QPA_PLATFORM=wayland flameshot gui” e script --command “QT_QPA_PLATFORM=wayland flameshot gui” /dev/null o atalho dele via apt funfou, obrigado por isso, porém contudo todavia, ainda não está printando/copiando nada. Os dois tópicos sobre isso que o site oficial aponta ainda estão em aberto. Aparentemente se tornou um major issue não só no zorin, parece que o problema está no gnome em si, lol. Vou esperar a solução e usando o gradia por enquanto. Caso esse tópico não se feche automaticamente eu vou postar a resposta da solução aqui.
Obrigado.
Ok dokey, meu caro companheiro.
Se eu instalar o flameshot via o zorin app store e não usar o instalação via terminal usando o apt, configurar ele para usar JGP ao invés de PNG e usar o comando no atalho como script --command “QT_QPA_PLATFORM=wayland flameshot gui” /dev/null o negócio funciona.
MUHAHAHAHAHAHA
Thanks a lot, ma’man.

Boa tarde, italo.rp. Tenta esse tutorial que te deixei o link e depois me diga se resolveu seu problema. Um abraço.
Foi exatamente ele que tentei, mas somente resolver o problema parcialmente. Agora o mesmo problema está ocorrendo mais uma vez.
Edit: Resolvi o problema que retornou da seguinte forma. Notei que iniciar pelo terminal copiar e colocar não tem problemas. Então inseri o comando no “Aplicativos inicializados” como apenas flameshot, e agora está OK novamente.