Firewals no Diolinux

Eu queria começar saudando esse site de grande qualidade pelos seus ingentes serviços dedicados á comunidade Linux !

Mas eu sinto falta de uma coisa nele : Tio Dio fala muito sobre distros e aplicativos de usuário final nos seus artigos, mas raramente fala de firewals. Escreveu uns artigos, mas nada além do básico. Umas análises e recomendações viriam bem à calhar, em especial para os iniciantes. Por exemplo, Firewald é bom ? Porque li à respeito, é um back-end, e até parece interessante, mas sua instalação pede para desligar o UFW, e resolvi não assumir esse risco com um aplicativo para o qual não tenho referências melhores que apenas tutorias de instalação e ativação. Ele importa as regras do UFW ? Vale á pena arriscar uma instalação funcional, com regras que tem funcionado bem, só para experimentar ? Ou ele apaga ou sobrescreve as regras do UFW, e não conseguimos mais reverter ao de antes, mesmo desinstalando o Firewald e reativando o UFW ? OPNsense é uma distro ou um firewall instalável, digamos, em Debian ou Fedora ?
Sinceramente, dicas atualizadas sobre a tecnologia de firewals seria muito bem vinda em futuros artigos !

4 curtidas

Olá @Deanne_InvernosAntig tudo bem contigo?

Certamente não posso responder pelo @dio, mas a impressão que tenho já tendo trabalhando com infra e redes é que conteúdos avançados sobre firewall demandam a ajuda de um especialista.

Já fiz implantações de muitos firewalls, seja em Linux boxes ou appliances e existem tantas variáveis que fica difícil fazer um guia mais detalhado sem um estudo de caso.

Mas de qualquer forma, realmente me parece um nicho que pode ser explorado no futuro.

Ah… Temos esse tópico aqui(O quê vocês querem ver no Blog Diolinux?) onde todo mundo pode indicar os conteúdos que gostariam de ver no blog.

:vulcan_salute:

6 curtidas