Firefox roda vídeos a 60 fps e Vivaldi não

Eu uso o Vivaldi a um ano como meu navegador principal no Linux, principalmente pelo workflow e as costumizações dele, eu acabo sacrificando um pouco de performance por esses motivos hehe.

Porém, um problema que sempre tive com o meu computador, desde que peguei ele, é que eu nunca consegui assistir vídeos em HD e 60fps no Youtube, nem quando usava o Windows, meu hardware é fraco e na época eu não tinha uma GPU dedicada, então sempre entendi que esse era o motivo.

Passou o tempo, fui pro Linux, e esse mesmo problema continuava, tanto no Firefox quanto em outros navegadores. Ano passado eu comprei uma GPU dedicada, uma GT 710, que me atende muito bem e eu senti uma melhora absurda quando o PC precisa renderizar gráficos, mas, esse problema do Youtube ainda continuava, logo eu assumi que o meu processador que não dava conta de lidar com os vídeos.

Entretanto…

Hoje eu resolvi abri o Firefox para testar o desempenho dele em algumas coisas e abri um vídeo no Youtube, e a pulguinha da curiosidade me mandou colocar um vídeo em 720p60fps e para a minha surpresa, ele rodou lisinho, fiquei chocado e fui testar outros vídeos e reparei que se eu começasse o vídeo logo do começo, ou colocasse ele pausado no meio e esperasse um pouco, ele rodava sem problemas de travamento.

Mesmo recentemente, eu cheguei a usar o Firefox com essa placa dedicada e o problema dos travamentos com o vídeo em 720p60fps continuavam. A única coisa que eu mudei recentemente do meu PC foi ter adicionado mais RAM, antes eu tinha (2x2) totalizando 4GB e agora eu tenho (4x2) totalizando 8GB.

O que pode explicar essa mudança repentina ? ter adicionado mais RAM ? alguma atualização do Firefox ? Problemas com a aceleração de Hardware ? estou realmente curioso agora kkkk até me motivei a mudar meu workflow para o Firefox depois dessa.

Acho que tem a ver com a aceleração por hardware no FF e nos navegadores baseados no Chromium. Tem vários tópicos aqui a respeito, dá uma procurada…

1 curtida

Eu estava olhando agora, é estranho pq mesmo no FF eu tinha esse problema ainda que eu já estivesse com a Placa de vídeo. Por isso minha curiosidade kkkk

1 curtida

Pesquisei aqui no Fórum e achei um tópico falando sobre, e um link falando que recentemente o Chrome vem com suporte para Aceleração via hardware no Linux, porém não vem ativado por padrão. E olha só…

image
É exatamente o que temos aqui kkkkkk desabilitado a aceleração por hardware no meu Vivaldi

1 curtida

Caso queira habilitar a aceleração por hardware tem este tópico no fórum do Manjaro.

2 curtidas

Executando o brave assim: brave-browser --disable-features=UseChromeOSDirectVideoDecoder --enable-features=VaapiVideoDecoder e instalando a extensão h264ify, eu consegui fazer ele usar à acelereção por GPU no Youtube no Xubuntu 22.04.

1 curtida