Firefox Quantum não iria ser mais leve que o Chrome?

Recentemente resolvi migrar do Chrome para o Firefox, fiquei decepcionado vendo que o Firefox no meu Manjaro Gnome está gastando mais RAM que o Chrome. Meu notebook é um i3 com 8GB de RAM e usando o Firefox simplesmente não aguenta meu uso diário, direto vejo ele dando uma engasgada, daí tenho de fechar aba no Firefox para dar uma melhorada, enquanto isso no Chrome não acontecia, mesmo com a mesma frequência de uso.

Um exemplo:

Alguém já passou por isso? Alguma dica para melhorar isso e/ou algum navegador que gasta menos e que não seja pior no devtools (parte que mais uso em navegadores).

usa muitas extensões?Captura%20de%20tela%20em%202019-10-29%2018-31-56

Eu abandonei o Chrome. Só uso aqui Firefox e o Brave.

1 Curtida

5 extensão, as mesmas que usava no Chrome, mas a diferença entre os dois está bem grande, fiz alguns testes abrindo as mesmas páginas em ambos, o Firefox consome 1/3 a mais que o Chrome aqui. Triste, porque cria um gargalo na RAM do PC

quais extensões em quais sites? para que possa testar aqui

São na realidade 6 extensões, 5 era no Chrome, pois o tradutor ele tem nativo. Porém creio que não seja isso que esteja fazendo gastar a mais, pois tem hora que gasta até 500mb a mais.

Os sites que testei alguns eram área de administração de uma lojas do trabalho então é impossível passar. Entre esses sites, os públicos eram o https://sunoresearch.com.br e o Diolinux Plus na logado na home.

O que acho mais complicado é que por mais que eu forçava no Chrome nunca criava o gargalo, ele dava um jeito de manter uns 1GB de RAM livre no PC, o que não acontece agora.

O que acho que está afetando é o uso do devtools, pois agora não estou trabalhando o consumo de RAM do Firefox caiu bastante, mesmo com muitas abas abertas. Parece que o devtools do Firefox não lida tão bem com a RAM quando o devtools do Chrome.

estranho, comigo o firefox está mais leve

uma sugestão: use o ublock origin, é mais eficiente e mais leve

Usando Linux e reclamando de memória… E eu achando que o problema era o Windows kkkkkkkkkk
Querer comparar um navegador com complementos pre-alocado com um navegador com o basico e meio difícil, sem comparar as linguagens web kkkkk
Recomendo vc fechar esse gerenciador de tarefas e ir usar em paz o sistema

Mas Qual é qual, e qual é melhor em sua opinião? (desculpa sou meio lerdo)

1 Curtida

Valeu pelo teste, acho que deve ser algo com o devtools, deve ser menos otimizado que o do Chrome. Todavia vou testar com outra extensão para ver. Enfim, eu nem ligo para a RAM, só notei porque em alguns momentos estava criando gargalo e travando o notebook, o que não acontecia com o Chrome.

Quando a outra resposta, nem entendi, em nenhum momento comparei apenas os dois browsers, mas sim a performance deles no meu dia a dia, dado que percebi que o uso em mesmas condições (mesmos processos abertos no sistema) dos dois navegadores com os mesmos complementos instalados tem resultados distintos, enquanto o Chrome consegue controlar ali, o Firefox acaba deixando o notebook travando em alguns momentos de mais estresse, não sendo exatamente o que propõem. Claro que isso não vale parar todos casos.

1 Curtida

Sobre qual o melhor, na minha opinião sempre vai variar de pessoa para pessoa. Eu usava mais o Chrome por sempre vir instalado no Android, logo como no telefone sempre acabei usando ele, acabei que no desktop seguindo o padrão para usar a sincronização de dados.

Mas nunca preferi um, acho que o único que nunca passei um tempo maior usando foi o Brave.

E acabei indo para o Firefox porque vi algumas boas ferramentas para desenvolvedores, porém apareceu esse problema de começar a inchar o SO.

1 Curtida

Oq melhor e o que te atende e o melhor da turma
Tirando Opera kkkkk dps q caiu na mão da Qihoo360 virou uma bomba de backdoors

1 Curtida

aqui dá um delay bem visível ao abrir/carregar sites, coisas que eu não tenho no Chromium.
no firefox eu usava só o ublock-origin e o facebook conteiner
e o chromium só o ublock-origin
mesmo sem o facebook conteiner e se nenhuma extensão no firefox dá esse delay

1 Curtida