Firefox promove propaganda intrusiva do Mozilla VPN

Recentemente, usuários do navegador Mozilla Firefox nos países Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, onde está disponível o serviço Mozilla VPN, começaram a receber uma propaganda intrusiva do serviço, que ocupa a tela inteira e pode travar a navegação por até 30 segundos.

A propaganda aparece aleatoriamente durante a navegação e contradiz a filosofia da empresa de colocar a experiência do usuário em primeiro lugar. A comunidade começou a inundar o Bugzilla com reclamações sobre este problema, um deles, a empresa marcou a tag RESOLVE WORKSFORME, significando não haver problemas e que a propaganda funciona como deveria.

Em resposta ao portal Bleeping Computer, a Mozilla disse que está trabalhando para entender a melhor maneira de se comunicar com seus usuários e que perceberam o erro que cometerem com este anúncio, sendo assim, vão mudar a abordagem o mais rápido possível.

Quem sofre com esse ad, pode acessar a página “about:config” e mudar a opção “vpn_promo.enabled” para “false”. Alguns bloqueadores de anúncio também consegue burlar o problema.

Anúncio promovido pela Mozilla. Fonte: Bugzilla

3 curtidas

Desde quando passou a ser normal colocar propagandas assim nos softwares? Claro, pros usuários isso não é nada normal, mas pras empresas parece ser.
Antes isso era muito mais comum em aplicativos mobile, mas parece que se espalhou para softwares no PC.

O que até hoje eu acho muito estranho é o firefox não ter recurso nativo de tradução…

1 curtida

Teve também a controvérsia da publicidade de Mr. Robot no Firefox há uns anos.

Já temos forks do Firefox como LibreWolf e IceCat dedicados inteiramente a evitar essas publicidades da Mozilla.

1 curtida

no navegador opera tem uma tal de “chacoalha” pra ganhar prêmios que enche o s@c0. agora ter de editar configurações do navegador para n receber promo de vpn é um absurdo.

1 curtida

Me lembrei da vez que a empresa do Opera colocou anúncios da engine GameMaker (que havia sido comprada pela empresa) no site da Godot Engine.

Realmente é irritante. Ainda bem que não apareceram nenhuma dessas propagandas pra mim até agora.

Salvo engano ela ta desenvolvendo um em conjunto com alguma outra empresa, mas não é como se não tivéssemos 200 extensões para isso né rs.

1 curtida

Em defesa do firefox eu acho que a extensão twd é até mais rápida que o tradutor do chromium.

1 curtida

Acho q é essa q uso. E sim, não é impressão, ela é mais rápida mesmo rs.

Nome?? Onde baixa?

Tem enesimas vezes que a extensão do Chrome não consegue traduzir, coisa que no próprio Chrome não ocorre pois quando aparece que não foi possível traduzir é só insistir até dar (pelo menos aqui no celular é assim), já a a extensão pra navegador abre o link meio que com o tradutor por cima e tem sites que não abrem…

Ainda não tem como baixar, e acredito que quando vier já venha implementado nativamente no Firefox.

Existe o Firefox Translations @Ecco

1 curtida

Acho que ele ta falando para o Firefox no Android.

Me refiro à de pc mesmo…

Valeu…

Mas; uma pergunta…

As extensões que tem essas permissões aí podem ver as senhas que digito nos sites??

TWP - Translate Web Pages.

De nda.

Pelo visto sim.
Não precisa se preocupar com o Firefox Translations, pois ele é desenvolvido pela Mozilla, portanto é uma extensão confiável. Eu só instalo extensões que são da Mozilla ou que são recomendadas por ela. As extensões recomendadas foram analisadas pela Mozilla.

1 curtida

Essa mensagem é genérica! Se levarem isso ao pé da letra não usar quase nenhuma extensão nem no Chrome e nem no Firefox. Basicamente é só um informativo que a extensão precisa acessar esses dados para realizar suas funções. Mesma coisa das permissões de apps no Android.

Poxa, mas ele só dá erro a maior parte das vezes

:unamused::confused:

A maioria das vezes que venho precisando dele ele apenas falha, essa aí é só uma delas!

Eu uso a “Translate Web Pages” mais também tenho outra extensão para se der erro nela.

A extensão é a " To Google Translate" do autor Juan Escobar, ela usa o Google Tradutor, é só um quebra galho mas funciona.

Com o “TWP” nunca deu muito problema mas já o “Firefox Translations” nunca funcionou Direito.

1 curtida