Galera, o meu firefox está ocasionando travamentos abruptos no computador, isso acontece quando abro alguns determinados sites, um site que tenho reparado bastante que tem travado o meu computador é o G1, muitas vezes acesso 3 ou 4 reportagens, e aí na 5ª o cursor fica lento por cerca de 1 segundo e o computador congela completamente, vez ou outra estou navegando tranquilamente e aí clico em um outro link, que abre em uma nova aba e o meu computador trava, isso não acontece com frequencia, mas acontece bastante com alguns links do G1, outra coisa que tenho reparado também é que as vezes estou acessando normalmente e o computador começa a ficar bem lento e o Firefox exibe uma mensagem no canto superior da tela, abaixo da URL: “Um script está fazendo com que essa página seja carregada lentamente, deseja interromper script?” Se eu demorar muito pra responder o computador trava de vez e não volta mais. Não sei se dá pra eu deixar logs aqui, já que é um problema do firefox, dei uma olhada nos logs do manjaro mas não tem nada relacionado ao firefox, então não sei como proceder com relação as informações; vou deixar apenas as configurações do meu sistema.
Essa falha que você descreveu é muito comum de acontecer quando acaba a memóriam RAM física e o kernel começa a copiar informações para o SWAP. Porém como seu HD é mecânico, é muito lento, esse travamento pode levar mais de 3 minutos até que o kernel resolva matar o processo do firefox e seu computador volte a responder. Caso não queira reiniciar a força tenha esperança: embora pareça travado, o kernel está fazendo o trabalho dele embaixo do capô e retornará o comando a você assim que for possível.
Você tem 4G de RAM, ou seja, suficiente para as tarefas simples, porém é pouco caso você navegue com muitas abas abertas. Também se ficar abrindo e fechando muitas abas, o navegador por vezes não limpa direito a memória e ele vai virando uma bola de neve.
Minha sugestão é você adicionar um monitor de memória na sua barra de tarefas, assim quando verificar que o uso passou de 80%, feche o navegador e abra de novo. Abra também o monitor do sistema para verificar se há outros processos consumindo muita memória e finalize-os antes que seu computador “trave”.
Outra sugestão já mais complicada é mexer no tamanho da SWAP e mudar o parâmetro swappiness, achando alguma configuração que funcione melhor. Talvez até desativar o SWAP pode fazer com que o computador não trave por tanto tempo, e o kernel já mate os processos com maior consumo de ram.
A solução definitiva é aumentar a memória RAM ou colocar a SWAP num SSD.
Também estou com problema de lentidão com o Firefox. Não trava mais tanto porque desativei as mitigações do Spectre e Meltdown, mas ainda pego muito lag.
Deve ser isso que está acontecendo. Existe algum comando para limpar a sujeira memória RAM?
Quando o processo é finalizado, o kernel limpa todas as áreas de memória que tinham sido alocadas por aquele processo. Se ficar alguma coisa é cache de arquivos, não tem maiores implicações pois em caso de necessidade são sobrescritos por alocações de memória que será usada pelos programas.
Entendo, mas por diversas vezes os travamentos ocorreram quando eu tinha uma única aba aberta, normalmente eu só uso o Firefox e o VSCode, é muito difícil eu usar mais de dois programas abertos, evito abrir mais de três abas e tal, então acredito que o problema não esteja diretamente ligado a memória RAM.
Certo, vou fazer isso, acredito na verdade que o problema esteja ligado a algum script específico que está ocasionando o travamento, vou dar mais algumas pesquisadas e se necessário reabrirei o tópico. Muito obrigado pelo comentário, foi bastante proveitoso. Forte abraço.
Pode acontecer sim: um script entra em loop alocando memória e acaba a memória em poucos segundos! Com o monitor de RAM você vai conseguir visualizar isso acontecendo.
@denielt já tentou desabilitar todas as extensões e ver se o problema ainda ocorre? Uma outra alternativa é resetar o firefox. Uma terceira alternativa é fazer backup das suas configurações e remover o firefox e a pasta das configurações do navegador na sua home. Se você comentou que não é problema de memória, então eu tentaria uma dessas três alternativas. Mas, como o pessoal sugeriu, instale algum monitor de recursos e veja como está o consumo de memória e cpu. Recomendo o Psensor.
Ah, você não consegue nem entrar em modo texto (ctrl + alt + f2) depois que o pc trava? Se conseguir, é só matar o processo do firefox: sudo killall firefox.
Para o pc travar completamente assim, não sei não. Isso pode ser problema de hardware. Eu ficaria de olho ai se está tudo certo com o seu hardware.