Firefox ocasionando travamento do sistema por completo

Galera, o meu firefox está ocasionando travamentos abruptos no computador, isso acontece quando abro alguns determinados sites, um site que tenho reparado bastante que tem travado o meu computador é o G1, muitas vezes acesso 3 ou 4 reportagens, e aí na 5ª o cursor fica lento por cerca de 1 segundo e o computador congela completamente, vez ou outra estou navegando tranquilamente e aí clico em um outro link, que abre em uma nova aba e o meu computador trava, isso não acontece com frequencia, mas acontece bastante com alguns links do G1, outra coisa que tenho reparado também é que as vezes estou acessando normalmente e o computador começa a ficar bem lento e o Firefox exibe uma mensagem no canto superior da tela, abaixo da URL: “Um script está fazendo com que essa página seja carregada lentamente, deseja interromper script?” Se eu demorar muito pra responder o computador trava de vez e não volta mais. Não sei se dá pra eu deixar logs aqui, já que é um problema do firefox, dei uma olhada nos logs do manjaro mas não tem nada relacionado ao firefox, então não sei como proceder com relação as informações; vou deixar apenas as configurações do meu sistema.

Obrigado pela ajuda desde já.

[denieltoff@denieltoff-pc ~]$ inxi -Fxz

System:
  Host: denieltoff-pc Kernel: 5.4.12-1-MANJARO x86_64 bits: 64 compiler: gcc 
  v: 9.2.0 Desktop: Gnome 3.34.3 Distro: Manjaro Linux 
Machine:
  Type: Desktop Mobo: PCWARE model: IPMH81G1 serial: <filter> 
  BIOS: American Megatrends v: F5 DB date: 03/20/2014 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Pentium G3250 bits: 64 type: MCP 
  arch: Haswell rev: 3 L2 cache: 3072 KiB 
  flags: lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 12775 
  Speed: 798 MHz min/max: 800/3200 MHz Core speeds (MHz): 1: 1190 2: 1312 
Graphics:
  Device-1: Intel Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics 
  vendor: Gigabyte driver: i915 v: kernel bus ID: 00:02.0 
  Device-2: NVIDIA GF119 [GeForce GT 610] vendor: ZOTAC driver: nvidia 
  v: 390.132 bus ID: 01:00.0 
  Display: x11 server: X.org 1.20.7 driver: nvidia 
  resolution: <xdpyinfo missing> 
  OpenGL: renderer: GeForce GT 610/PCIe/SSE2 v: 4.6.0 NVIDIA 390.132 
  direct render: Yes 
Audio:
  Device-1: Intel Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor HD Audio 
  driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:03.0 
  Device-2: Intel 8 Series/C220 Series High Definition Audio vendor: Realtek 
  driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:1b.0 
  Device-3: NVIDIA GF119 HDMI Audio vendor: ZOTAC driver: snd_hda_intel 
  v: kernel bus ID: 01:00.1 
  Sound Server: ALSA v: k5.4.12-1-MANJARO 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 v: kernel port: d000 bus ID: 03:00.0 
  IF: enp3s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 465.76 GiB used: 21.49 GiB (4.6%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Toshiba model: DT01ACA050 size: 465.76 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 406.95 GiB used: 21.49 GiB (5.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 46.0 C mobo: N/A gpu: nvidia temp: 56 C 
  Fan Speeds (RPM): N/A gpu: nvidia fan: 40% 
Info:
  Processes: 149 Uptime: 16h 53m Memory: 3.74 GiB used: 1.78 GiB (47.6%) 
  Init: systemd Compilers: gcc: 9.2.0 Shell: bash v: 5.0.11 inxi: 3.0.37

Monitore o consumo de memória RAM e SWAP.

Essa falha que você descreveu é muito comum de acontecer quando acaba a memóriam RAM física e o kernel começa a copiar informações para o SWAP. Porém como seu HD é mecânico, é muito lento, esse travamento pode levar mais de 3 minutos até que o kernel resolva matar o processo do firefox e seu computador volte a responder. Caso não queira reiniciar a força tenha esperança: embora pareça travado, o kernel está fazendo o trabalho dele embaixo do capô e retornará o comando a você assim que for possível.

Você tem 4G de RAM, ou seja, suficiente para as tarefas simples, porém é pouco caso você navegue com muitas abas abertas. Também se ficar abrindo e fechando muitas abas, o navegador por vezes não limpa direito a memória e ele vai virando uma bola de neve.

Minha sugestão é você adicionar um monitor de memória na sua barra de tarefas, assim quando verificar que o uso passou de 80%, feche o navegador e abra de novo. Abra também o monitor do sistema para verificar se há outros processos consumindo muita memória e finalize-os antes que seu computador “trave”.

Outra sugestão já mais complicada é mexer no tamanho da SWAP e mudar o parâmetro swappiness, achando alguma configuração que funcione melhor. Talvez até desativar o SWAP pode fazer com que o computador não trave por tanto tempo, e o kernel já mate os processos com maior consumo de ram.

A solução definitiva é aumentar a memória RAM ou colocar a SWAP num SSD.

Também estou com problema de lentidão com o Firefox. Não trava mais tanto porque desativei as mitigações do Spectre e Meltdown, mas ainda pego muito lag.

Deve ser isso que está acontecendo. Existe algum comando para limpar a sujeira memória RAM?

Quando o processo é finalizado, o kernel limpa todas as áreas de memória que tinham sido alocadas por aquele processo. Se ficar alguma coisa é cache de arquivos, não tem maiores implicações pois em caso de necessidade são sobrescritos por alocações de memória que será usada pelos programas.

1 curtida

Entendo, mas por diversas vezes os travamentos ocorreram quando eu tinha uma única aba aberta, normalmente eu só uso o Firefox e o VSCode, é muito difícil eu usar mais de dois programas abertos, evito abrir mais de três abas e tal, então acredito que o problema não esteja diretamente ligado a memória RAM.

Certo, vou fazer isso, acredito na verdade que o problema esteja ligado a algum script específico que está ocasionando o travamento, vou dar mais algumas pesquisadas e se necessário reabrirei o tópico. Muito obrigado pelo comentário, foi bastante proveitoso. Forte abraço.

Pode acontecer sim: um script entra em loop alocando memória e acaba a memória em poucos segundos! Com o monitor de RAM você vai conseguir visualizar isso acontecendo.

@denielt já tentou desabilitar todas as extensões e ver se o problema ainda ocorre? Uma outra alternativa é resetar o firefox. Uma terceira alternativa é fazer backup das suas configurações e remover o firefox e a pasta das configurações do navegador na sua home. Se você comentou que não é problema de memória, então eu tentaria uma dessas três alternativas. Mas, como o pessoal sugeriu, instale algum monitor de recursos e veja como está o consumo de memória e cpu. Recomendo o Psensor.

Ah, você não consegue nem entrar em modo texto (ctrl + alt + f2) depois que o pc trava? Se conseguir, é só matar o processo do firefox: sudo killall firefox.

Para o pc travar completamente assim, não sei não. Isso pode ser problema de hardware. Eu ficaria de olho ai se está tudo certo com o seu hardware.