Firefox ESR abrindo de forma incorreta no Ubuntu 22.04

Olá pessoal, estou com um pequeno problema com o Firefox. Utilizo ele como meu navegador preferencial no Ubuntu 22.04, e instalei a versão ESR por causa da melhor compatibilidade com meus certificados digitais. A situação é que, recentemente, ele atualizou para a versão 102, e agora, ao invés de abrir no ícone, como os demais aplicativos, ele cria um novo ícone, fora da barra de favoritos, e funciona por ali. Esse erro se repete utilizando o terminal, e já tentei retirar o aplicativo dos favoritos e colocar de novo, reiniciar o computador. Preciso de uma luz, o que posso fazer para o Firefox voltar a funcionar como os outros apps?

Peek 05-08-2022 14-35

Geralmente esse comportmento acontece quando você instala um navegador manualmente, só que eu nunca vi com esse ícone de catraca. Instalar manualmente é baixar o pacote compactado, decompacatar colocar ele em /opt, criar um lançador, criar atalho do executável
para /usr/bin ou /usr/local/bin ou /bin.

Quando eu estava usando Arch Linux, eu fiz a instalação manual do Chrome e acontecia exatamente isso, só que com o ícone do Chrome.

Eu só não entendi o Firefox ESR ter atualizado para versão 102, pois uso Debian testing e está na versão 91, versão 102 e em algumas distros 103 está o Firefox normal.

Pelo jeito você fez a intalação manualmente mesmo, pois fiz uma pesquisa rápida e Firefox ESR não tem nos repositórios do ubuntu (vi pelo ubuntu packages), nem em flatpak, nem em snap.

Isso, fiz a instalação através do PPA da Mozilla. E esse problema só começou quando o Firefox foi atualizado para a versão 102.

Esse que está na dash é o Firefox ESR que só ficou assim quando o Firefox normal foi atualizado para a versão 102? No caso você está com os dois instalados! Eu não sei se um está interferindo na configuração do outro, pois eu uso os dois no Debian testing e não tenho problemas. Faça o seguinte, o incoviniente é que os Firefox ficarão como se você estivesse instalados eles de novo, mas sempre que um programa fica com comportamento estranho, a solução é apagar as pastas ocultas deles na home. Vá na home e escolha “Mostrar arquivos ocultos” e veja se aparece pasta com nome .firefox ou .mozilla - depois entre nas pastas .config e .cache e vja se tem as pastas .frefox ou mozilla, você deve apagar essas pastas desses locais. No Debian testing tem pasta oculta .mozilla na home e na cache, essas pastas serão recriadas quando o progama for executado novamente. Caso não dê certo, desinstale os dois firefox, apague as pastas novamente e instale o Firefox que você precisa que é o Firefox ESR e que estava funcinando normalmente antes da atualização do Firefox normal - caso o Firefox ESR voltar a funcionar normalmente - você pode até instalar o Firefox normal e ver se fica tudo bem, caso não fique, faça o processo de novo e deixe o Firefox normal de fora, pois no geral eu não vejo muita diferença ente os dois Firefox. Obs: Sempre que apagar as pastas .mozilla e desinstalar os firefox reinicie a sessão do gnome, encerrando a sessão ou reiniciando o sistema.

Valeu pela dica, assim que puder vou fazer o teste. Mas na verdade ambos os Firefox são o esr 102, eu não tenho o firefox normal, desinstalei ele pra instalar o esr.

Tem coisa errada aí, não tem Firefox ESR 102, ele está na versão 91. A versão do Firefox ESR é sempre menore porque ele demora para mudar a versão, o nome já diz tudo: lançamento de suporte extendindo, é como se fosse uma versão LTS. Você pode ver a versão do Firefox indo no Menu → Ajuda → Sobre o Firefox. Também não precisa ter dois Firefox ESR, no momento só tem uma versão do Firefox ESR que a 91.

Olha aí meu Firefox ESR do Debian testing:

1 curtida

É mesmo, acabei de ver, o ppa da mozilla esta com Firefox-esr na versão 102 mesmo. Tá mais atualizado que o do Debian testing.

Screenshots_2022-08-06-12-49-52

Debian só vai passar para o próximo esr quando o suporte ao 91 esgotar.

2 curtidas

Obrigado pela informação! Pelo o que entendi vai até 20-09-2022 - o que faz sentido, pois esse é o objetivo do ESR.

@geordieguy tenta fazer o seguinte:

Abra o arquivo /usr/share/applications/firefox-esr.desktop (com permissão de superusuário), procure pela linha que começa com MimeType=. Logo abaixo dessa linha, acrescente esta outra:

StartupWMClass=Firefox-esr

Se funcionar, copie esse arquivo para a sua pasta pessoal, mais especificamente para /home/seuusuario/.local/share/applications/, pois assim ele não será sobrescrito em atualizações futuras (se bem que é provável que nas próximas atualizações isso seja corrigido).

Infelizmente não funcionou, e agora vou ter que reconfigurar todo o firefox de novo :smiling_face_with_tear:

Não funcionou também

No caso não foi nenhum erro na atualização, o firefox-esr 102 já tá vindo assim da mozilla, é esperar que ela corrija em uma futura atualização.

1 curtida

Tenta então usar firefox-esr-esr102, em vez de Firefox-esr, e testa. Ficando assim a linha:

StartupWMClass=firefox-esr-esr102
2 curtidas

Agora sim, deu certo com essa linha

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.