Firefox e Linux

Por qual motivo, as distribuições Linux, ou a maioria delas, tem como navegador nativo o Firefox?

1 Curtida

porque ele é de código aberto e sua licensa permite isso, se não me engano, o time da mozilla pediu ao time do debian colocar o firefox como browser padrão

5 Curtidas

além de ser código aberto ele também é um dos melhores do mundo, tem qualidade, com foco em privacidade etc…

8 Curtidas

tbm sempre tive essa duvida :thinking::thinking:,acho que a unica distro que não segue esse “padrão” é o deepin que vem com o google chrome…

1 Curtida

Creio que seja por tradicionalismo, o Firefox é mais antigo que o Chrome, além disso muitos usuários e desenvolvedores do Linux torcem o nariz para qualquer coisa relacionada ao Google.

O Lubuntu costumava utilizar o Chromium, não sei se ainda utilizam. Pessoalmente, gostaria de ver alguma distro adotar o Brave como navegador padrão.

2 Curtidas

O q o Brave diferencia dos outros navegadores ?

Tem adblocker embutido e foco em privacidade. Embora seja baseado no Chromium, ele é mais rápido que o mesmo, graças a integração de baixo nível do adblocker.

1 Curtida

O Vivaldi não seria um boa opção também? :thinking:

Ele sempre esteve lá, desde a época do Netscape, está aí o motivo no caso do GNOME o mozilla era uma dependência de compilação durante muito tempo pois o nautilus e o galeon usavam sua engine.

1 Curtida

Firefox é tradição :smiling_face_with_three_hearts: :smiling_face_with_three_hearts:

Eu parei de usar o firefox por causa de um problema que tive lá em 2012 que nem lembro agora, estive utilizando o google-chrome até o ano passado e agora estou com o chromium, não consigo me acostumar mais com o firefox infelizmente, mas eu respeito e admiro.
Na verdade eu gostaria de utilizar o Epiphany devido a sua integração e privacidade, porém ele não roda algumas coisas como Spotify e Netflix :pensive:
O bacana do Epiphany (Web) é que ele já vem com adblock, modo leitura e motor de busca duckduckgo, mas não chega nem perto do seu pai (Galeon) nas últimas versões, ainda mais que no momento não está aceitando extensões nem plugins.

1 Curtida

É uma combinação de fatores:

• A licença do Firefox é compatível com a GPL, a maioria das distribuições traz código proprietário nos drivers mas os softwares seguem a risca a filosofia de software livre isso é mais um ponto pro Firefox, mas nem sempre isso ocorre, existem distribuições que trazem o Google Chrome, como o Deepin e o Endless OS

• Compatibilidade com mídias DRM, apesar de ser recente o Firefox passou a suportar nativamente mídias protegidas por direitos autorais como o Spotify e Netflix, o Chromium não suporta sem adicionar plugins que não podem ser redistribuídos

• O Firefox funciona bem em hardware fraco, ao contrário de seu concorrente FOSS mais próximo (o Chromium) o Firefox funciona bem até em computadores com 1 GB de RAM suportando até multitasking o que é impressionante nos dias atuais

• Não ocupa espaço em disco (se não usar Snaps e Flatpaks), mesmo como AppImage o Firefox é extremamente pequeno pelo que ele oferece

• É popular entre usuários Linux, como o @Xterminator disse o Firefox desde seu ancestral foi dependência de compilação de alguns softwares o que forçou várias distribuiçõesa trazer ele por padrão, no começo praticamente só o KDE não dependia do Firefox em algum grau isso fez com que os usuários Linux se adaptassem a ele mais ou menos como ocorre com o Microsoft Office hoje

Os motivos principais são esses mas tem uma curiosidade, durante anos a Mozilla restringiu legalmente o uso da logo e do nome Firefox, então como o software ainda era open source as distribuições puristas como o Debian distribuíam ele sob o nome de Iceweasel, um nome diametralmente oposto a Firefox (Raposa/Panda de fogo) significando doninha de gelo

2 Curtidas

Nossa como eu odiava aquele logo de doninha kkkk no Debian, foi nessa época que abandonei o firefox, hoje reinstalei aqui para verificar algumas coisas e ele não reconhece o plugin openh264 da cisco não sei por que diabos, ativei o DRM e mesmo assim não tá rolando nem netflix nem spotify.
Mas vou ver como resolver depois.

Estranho, eu escuto Spotify pelo Firefox

1 Curtida

Eu vou verificar aqui, é algo do fedora mesmo, utilizo h264/265 da cisco no chromium também e rola de boas, baixei o fiirefox do site e tá rolando kkkkkkk, vai entender devo ter esquecido de instalar algo.
Resolvido, removi o diretório .mozilla e o .cache/mozilla e reinstalei os pacote firefox firefox-wayland.

1 Curtida

O Vivaldi não é open source, o Brave e o Chromium são.

1 Curtida

Vivaldi é proprietário

1 Curtida
1 Curtida