Firefox Android - Como traduzir sites e paginas

Essa dica é para quem usa o Firefox como navegador padrão em seu Smartphone Android.
Como sabemos o Google Chrome possui uma função nativa para traduzir páginas, já o Firefox não. Mas com essa dica abaixo você pode traduzir as paginas direto no Firefox usando o Aplicativo do Google tradutor instalado no seu Smartphone Android.

Nota: É importante que o Firefox esteja definido como navegador padrão no seu Android!

1 - Com o Firefox aberto na pagina ou site que vc deseja traduzir, toque nas opções de menu do Firefox:

2 - Agora toque no simbolo de compartilhar:

3 - Na pagina de compartilhamento procure pelo App do Google Tradutor e toque nele:

4 - A pagina/site será traduzida e aberta automaticamente no Firefox:

10 curtidas

Não funciona com todas as paginas, testei aqui em um artigo da Wikipédia e deu falha na tradução.

Seria muito bom se funcionasse, porque eu costumo traduzir artigos na Wikipédia, o artigo da GNOME Foundation, por exemplo, fui eu quem traduzi.

2 curtidas

Bem observado! De fato não funciona com todas as paginas. Mas já quebra um galho pra n precisar abrir o Chrome toda hora só pra usar a função de tradução.

Concordo, parei de usar o Firefox justamente por isso, por que tinha que ficar abrindo o Chrome toda hora para traduzir algo, acho inadmisivel que em pleno 2021 o Firefox, Brave e Vivaldi não tenha a função de Traduzir.

1 curtida

Psé. Infelizmente não posso me dar ao luxo de usar o Chrome. Preciso de determinadas extensões e recursos que atualmente somente o Firefox oferece de maneira adequada, o que me permite navegar numa web mais “limpa”.
Felizmente a maioria dos sites em outro idioma que acesso, consigo traduzir de boa no Firefox usando essa forma do Post.

O Vivaldi já está implementando essa função no navegador.

É uma parceria com a Lingvanex para fazer as traduções.

Ainda tem coisas que eles pretendem implementar, mas se quiser tem como ativar.

Basta acessar:

vivaldi://experiments/

É marcar a opção:

Address bar button for page translation

Isso no desktop, no celular eu já não sei como faz.

Encontrei essa extensão para PC que traduz paginas. É igual o Chrome!

prints

menu de tradução e configurações de idioma.

traduzir

Traduzir o site inteiro com o botão direito.

tradutor

Da para traduzir uma palavra.

coisa

eu estou amando essa extensão :heart_eyes: :heart_eyes:

3 curtidas

Não consegui instalar no android.

O que me prende ao chrome é justamente isso de traduzir a pagina.

O qur instala no Android é o aplicativo do Google tradutor. Olha os prints q q enviei.

É meio demorado fazer isso, pois demora a carregar… O que estou fazendo é selecionar o texto e clicar nos 3 pontos e no botão traduzir.

Graças a essa extensão que o amigo postou acima pude migrar para o Firefox, tanto no PC como no celular, é mó ruim ficar usando um no celular e outro no PC ainda mais na hora de sincronizar favoritos e tals…

Pra quem usa o Firefox no PC, também tem a extensão Mate Translate. O mecanismo de tradução é muito bom. É uma pena que não esteja disponível para o Firefox no Android, pelo menos por enquanto…

1 curtida