Firefox 117 não apresenta recurso esperado

Em muitos programas vemos novos recursos interessantes em versões de pré lançamento, mas quando chega a edição final, descobrimos que ele ficou de fora ou foi adiado. É exatamente isso que aconteceu com o Firefox 117, o novo tradutor de páginas focado em privacidade, que roda localmente, ficou pra um próximo lançamento.

Mas então o que ele oferece de novo? Uma das novidades é justamente a remoção de um conteúdo, o indicador de compartilhamento de tela para sistemas Wayland, que além de redundante em diversas DEs, apresenta muitos erros. Algumas outras novidades:

  • Para evitar problemas em webapps, agora podemos desabilitar o comportamento de forçar a abertura do menu de contexto quando pressionando o atalho “Shift + Botão Direito”;
  • O rolamento de listas de vídeo no YouTube está aprimorado, quando utilizando leitores de tela
3 curtidas

Espero que não seja para ficar nesse tal de “não foi possível carregar o mecanismo de tradução” :unamused: ou “não foi possível traduzir a página” ou outros trocentos erros, o pior é não vejo nenhuma pista a respeito do mal funcionamiento para que o usuário possa tentar resolver.