Finalmente a Mozilla dando um basta em seus "Firefoxs" para Android?

Eu sou um fãnzaço da Mozilla Foundation, é aquela empresa que eu torço e na medida do possível apoio para que se mantenha bem. Como qualquer empresa ela tem seus erros e acertos…

Mas se tem algo que eu nunca fui capaz de entender era/é a absurda quantidade de navegadores para Android. Eram seis:

• Firefox
  • Firefox Beta
  • Firefox Focus
  • Firefox Nightly
  • Firefox Preview
  • Firefox Nightly Preview

Sério? 6 navegadores??

Hoje são 4 (ou 3 dependendo de como você vê) somente:

• Firefox

• Firefox Beta

• Firefox Nightly

• Firefox Focus (esse eu coloco por fora, pois ele é um navegador mais “nichado”)

Hoje eu utilizo o Firefox Beta que apresenta um visual miito mais moderno e bonito:

E eu acredito que a Mozilla venha ainda talvez a unificar o Firefox Beta e o Firefox “comum”. Fazendo com que o Nightly sirva como um beta também.

2 curtidas

Quando procurei o Firefox pra instalar no meu Android fiquei receoso com tantas opções. E nenhumas delas tinha um desempenho bom o suficiente.

Se a Monzilla juntasse esforços e ficasse unicamente em um app estável e simples…

Eu usei um bom tempo o Mozilla Firefox nas suas primeiras versões, mas depois que me tornei desenvolvedor web peguei um pouco de ranço dele, pois sempre tenho que fazer algum fix para funcionar o webapp direito no Firefox.

O Firefox e o Safari hoje são os navegadores que sempre “atrapalham” o desenvolvedor, por isso sempre recomendo algum derivado do Chromium que use a engine V8.

Tem o Firefox Lite também kkk. Mas esse só está disponível oficialmente em alguns países da Ásia.

1 curtida

Eles vão atualizar o Firefox para Android. As versões Preview e Beta são uma prévia do que será o novo navegador.
Acredito que depois disso vai ficar apenas a versão normal, Beta e Focus.

1 curtida

Vai ficar como no PC, normal, beta e nightly.

1 curtida

Pior ainda é o caso da Opera

Eu ainda acho o caso do Opera melhor, muito mais auto-explicativo, temos 5:

• Opera - Opera Beta

• Opera Lite - Opera Lite Beta

• Opera Touch (semelhante ao Firefox Focus, é um navegador que está correndo por fora)

1 curtida

Acredito que a fragmentação veio quando eles anunciaram que iriam migrar da engine antiga para a nova, dai ficaram as versões estáveis e Beta do ramo antigo e as Preview dos novos. Como o prazo de transição se não me engano era esse ano mesmo, já era hora da limpeza.

4 curtidas

Na verdade só tem dois, o Firefox e o Firefox Focus, os outros são canais de atualizações extras:

É o mais atualizado, porém é o mais instável, esse contém as modificações em fase de “rascunho”, é uma preview do que planejam implementar, um tipo de MVP… aqui é o melhor lugar pra sugerir coisas

Contém “spoiler” do que está sendo desenvolvido, está sendo desenvolvido, saiu da fase de planejamento mas ainda está incompleto e não tem garantia de que vai sair na versão estável

Aqui contém o que foi definido que vai estar na versão estável mas não está nem um pouco estável… aqui é o lugar pra quem quer reportar bugs mais sérios como de segurança

Quase o estável mas espere bugs simples e glitches visuais

Essa é a versão que se supõe estável e com pouquissimos bugs… esse é o lugar pra quem só quer usar o Firefox

3 curtidas

Sinceramente esse e menor dos problemas… Mal o “night” aguenta rodar um monte de abas num aparelho com 2gb RAM, Mozilla ate hj n aprendeu a otimizar os produtos direito

Conforme a wiki do Firefox no Reddit, ficou assim:

iOS

No iOS, você tem duas opções:

Firefox : o Firefox é um navegador da web mais tradicional que o Focus. Ele foi construído no modo escuro, oferece suporte ao Firefox Sync e bloqueio de rastreador. Ao contrário da versão do Android, não há suporte para complementos. Se você deseja que seus favoritos do Firefox no celular, esta é a versão que você deseja.

Firefox Focus : O Firefox Focus, também conhecido como Firefox Klar nos países de língua alemã, bloqueia os rastreadores por padrão e não salva histórico, senhas e cookies. Ele não oferece navegação com guias ou suporte ao Firefox Sync. Como ele não salva seu histórico, é um bom navegador se você deseja fazer compras on-line ou se deseja assistir a alguns vídeos que não gostaria que mais ninguém soubesse.

Android

No Android, você tem mais opções, dependendo de suas necessidades:

Firefox : também conhecido como Fennec. Esta é a versão atual do Firefox no Android. É um navegador completo com o mecanismo Gecko (como na área de trabalho do Firefox), com suporte para complementos para estender o navegador de várias maneiras. O desenvolvimento do recurso Fennec terminou em favor do Firefox Preview (veja abaixo), mas continuará recebendo atualizações até 2020 . Quando o Firefox Preview estiver pronto, o aplicativo Firefox será atualizado para começar a usá-lo.

Também está disponível no F-Droid, se você não quiser usar o Google Play.

Você deve usar esta versão se desejar mais personalização ou suporte para mais extensões.

Firefox Beta : Também conhecido como Fenix. Esta é a próxima versão do Firefox no Android. É um navegador completo com o mecanismo Gecko, construído para ser mais rápido e mais nativo para Android (usando GeckoView ). Este navegador está na versão beta, por isso relate quaisquer comentários ou problemas que você tenha.

Se você preferir baixar um APK , também pode fazer isso diretamente nos Lançamentos do GitHub. Lembre-se de que os APKs instalados manualmente não são atualizados automaticamente.

Você deve usar esta versão se não precisar de muita personalização ou quiser usar as extensões do uBlock Origin, Dark Reader, HTTPS Everywhere, NoScript, Privacy Badger ou Search by Image. Melhor personalização e suporte para mais extensões estão chegando no futuro.

Firefox Nightly : versão noturna do Firefox Preview (Fenix), lançada quase todos os dias. Destinado a desenvolvedores de usuários que desejam experimentar os recursos mais recentes e instáveis.

Se você preferir baixar um APK , também pode fazer isso diretamente do serviço Firefox CI. Lembre-se de que os APKs instalados manualmente do CI não são atualizados automaticamente e podem ser instáveis.

Firefox Focus : O Firefox Focus, também conhecido como Firefox Klar nos países de língua alemã, bloqueia os rastreadores por padrão e não salva histórico, senhas e cookies. Também não possui suporte ao Firefox Sync. Ao contrário do iOS, ele oferece navegação com guias. Como ele não salva seu histórico, é um bom navegador se você deseja fazer compras on-line ou se deseja assistir a alguns vídeos que não gostaria que mais ninguém soubesse. Ele usa o GeckoView .

1 curtida

puts mano, meu celular tem um 1Gb e roda de boa

1 curtida

Pelas notícias que eu acompanhei a situação foi a seguinte.
Há um tempo a Mozzila começou a reformular todo o seu navegador android, e acabou lançando o Firefox Preview, que como o nome já explicíta, era uma forma de ver o que eles planejam pro futuro do Firefox. Além disso, essa versão possuia uma versão Nightly pra auxiliar os desenvolvedores.
Como o projeto já maturou bastante, eles decidiram encerrar os navegadores Firefox Preview e Firefox Preview Nightly, e transformar eles no Firefox Beta e no Firefox Nightly.
A ideia é que quando estiver bem estável, as mudanças presentes atualmente no Firefox Beta sejam oferecidas no Firefox normal.
Assim, ficamos apenas com 4 versões do navegador.

Firefox (padrão), Firefox Beta (para entusiastas que não se importam com bugs), Firefox Nightly (para desenvolvedores e usuários mais ousados) e Firefox Focus (pra quem quer uma interface mais simples e acessar o phub :innocent:).

1 curtida

Mas ainda falta eles migrar a versão final (Firefox estável) para a nova engine. Segundo eu li no site da Mozilla isso iria acontecer a partir do segundo semestre deste ano:
“a migração da versão Firefox para Android Nightly de teste para o novo Firefox começou no início de 2020. As migrações do Firefox para Android Beta e da versão definitiva virão em seguida. A migração final ocorrerá no segundo semestre de 2020.”
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/perguntas-frequentes-atualizacao-firefox-android
Agora que entramos no segundo semestre, ou seja, daqui pro final do ano sai.

3 curtidas

Eu ainda acho os browsers da Opera muito fragmentados (tanto desktop quanto mobile), pois poderiam fazer um só browser e colocar as features como opcionais

Mas foi exatamente o que eu citei acima. Esse monte de versões foi provavelmente devido a esse período transitório entre as versões antiga e nova.