De uns tempos para cá comecei a pensar na possibilidade de adquirir um chromebook para utilizar nos estudos da faculdade… A princípio o chromebook é/seria ideal para mim pelo fato de ser um aparelho que me forneceria uma autonomia de (mais de) 10 horas de trabalho longe das tomadas, pela sua portabilidade e principalmente pelo preço.
Os donos de Chromebook Pixel original receberam na segunda feira (28/10/2018) a mensagem avisando que seus aparelhos não serão mais suportados pela empresa. Isso quer dizer que os aparelhos lançados em 2013 não receberão mais nenhuma atualização de programas da Google. […] Em mensagem enviada automaticamente para todos os usuários pelo aplicativo de atualizações automáticas do aparelho, a Google deixa bem claro que o aparelho não receberá nenhuma nova atualização e que o usuário deveria considerar trocá-lo por uma versão mais recente do Chromebook.
fonte: h t t p : / / canaltech.com.br/notebook/fim-de-uma-era-google-encerra-suporte-ao-primeiro-chromebook-pixel-121238/
Isso me faz pensar se realmente vale a pena gastar ~R$1000,00 em um aparelho que terá suporte por mais 2 anos. Algumas pessoas á tentaram instalar outras distros em chromebooks, mas sempre encontraram problemas no caminho.
Qual é a opinião de vcs a respeito disso? Realmente vale a pena a aquisição?
Considerei comprar um Chromebook e desisti por esse motivo, não é legal comprar um dispositivo com data de validade. É possível encontrar notebooks com configurações similares a de Chromebooks por praticamente o mesmo valor, mas seria necessário fazer uma pesquisa mais aprofundada para ter certeza que eles não tem problemas de compatibilidade com o Linux.
Não, resolvi ficar com meu notebook antigo, ele ainda é mais potente do que estes. Se os Chromebooks fossem suportados por 8 ou 10 anos eu compraria, acho 5 anos muito pouco.
Praticamente impossível, esses notebooks mais baratos tem baterias de baixa capacidade. Uma boa alternativa aos Chromebooks seriam notebooks com processadores ARM, mas eles ainda são um produto de nicho.
Pois é. Tem uns da positivo () que utilizam um Intel Atom Z8350, que é quase um ARM. É tanto que tem vários vídeos mostrando que, por exemplo, o Positivo Q432A é praticamente um tablet no corpo de um notebook. O resfriamento do processador é passivo.
Uma cliente minha me pediu para formatar o pc dela, um Positivo Motion desses. Fiquei impressionado com a duração da bateria. O ruim é que o Windows ocupa 90% dos 32GB do ssd interno.
Há quem instalou o Xubuntu em um “bicho” desses, porém, o som não funcionava.
Notebooks da Positivo costumam ser problemáticos com o Linux. 32GB não é problema para o Linux, a maioria das distros utiliza por volta de 8GB de espaço, mas para o Windows é realmente pouco.
Gosto da simplicidade do Chrome OS, esse sistema é bem útil pra mim, que uso bastante notebook para estudos e trabalho, mas o preço deles é fora da minha realidade, ainda mais para notebooks limitados e com prazo de validade. O que fiz foi pegar um notebook velho da minha irmã, com um hardware bem fraco, mas com touchscreen, e instalar o Cloudready. Já foi suficiente pra mim. Agora uso Mint no meu notebook principal e tenho o Cloudready nesse outro, que uso quando tenho que sair ou viajar.
Quando o suporte ao Chrome OS acabar em um Chromebook você pode instalar o Cloudready da Neverware e continuar utilizando com todas as novas atualizações. Só não terá suporte a Android.
Basta usar o Chrome Os recovery.
Instalei o Chrome Os em um computador com placa soc j1800 com ram de 8 MB e tudo funcionando perfeitamente.
Depois posto mais informações.