Filtro de linha em casa sem aterramento

Bom, eu moro em uma casa com as instalações elétricas bem antigas, sem aterramento e com aquelas tomadas de dois pinos que param de usar quando? em 2000? kkkkkjk
eu troquei as tomadas de dois pinos para tomadas de três só pra ser mais pratico mesmo pq sei que não resolve o problema. Enfim, eu gostaria de saber se eu usar um filtro de linha (3 pinos) para conectar o pc ou algo do gênero ele amenizaria o problema.
Ah e não tem como eu trocar a rede elétrica, sei que é a solução mais obvia.

Sua instalação é monofásica ou bifásica?

Na falta de aterramento, um filtro DPS de boa qualidade irá operar em modo diferencial. Esse modo já é suficiente para cobrir a maioria dos surtos do dia a dia. Então, sim, você já teria uma bela proteção. O aterramento, contudo, é necessário para operar em modo completo.

Recomendo os modelos da Clamper, como o Multi-Energia. Se quiser proteção adicional para redes cabeadas de Internet e telefone, há o Multi-Proteção.

3 curtidas

é monofásica, muito obrigado pela dica.

1 curtida

algo tipo isso:

1 curtida

O Clamper Pocket é um dispositivo interessante, mas não tão completo quanto um filtro de linha DPS como o Multi-Energia.

Para ligar um único aparelho de valor relevante em uma tomada, o Pocket pode ser boa opção de compra. Contudo, se você pretende proteger um computador e os diversos periféricos ligados nele, melhor pegar o Multi-Energia.

2 curtidas

Boa noite.
Só queria informar que o fio terra é importante para não queimar as placas de rede cabeadas ethernet.
O que acontece é que computadores em redes cabeadas quando não aterrados apresentam voltagens diferentes nos pinos da placa de rede ethernet , o que pode levar a queima dos circuitos.
Se os computadores e demais dispositivos se conectarem por Wi-Fi este problema não acontece.
Se dois computadores são de alguma forma conectados por um cabo, como por exemplo um KVM, eles devem compartilhar o mesmo nobreak ou estabilizador para garantir que as voltagens que chegam a eles sejam iguais.

1 curtida

Estabilizadores causam danos a equipamentos eletrônicos e não devem ser usados. No-breaks, por sua vez, precisam ser online, senoidais e de dupla conversão, e o custo não é justificado para usuários domésticos (os no-breaks “baratinhos” são na realidade short-breaks, basicamente estabilizadores com baterias). Para mais informações, recomendo a leitura do seguinte post:

3 curtidas

foi útil: Como ISSO protege, mesmo SEM TER o PINO DE ATERRAMENTO? - YouTube
caso alguém vá pesquisar sobre depois

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.