Ferramentas e serviços que utilizo para manter minha privacidade online

  • Navegador

Firefox

O Firefox atualmente é a melhor opção no quesito privacidade, o navegador incorpora algumas medidas de privacidade por padrão, como bloqueio de rastreadores de terceiros e o Facebook Container, além de possuir as melhores extensões da categoria. No entanto, é possível realizar alguns ajustes para proporcionar maior privacidade ao usuário.

Nas preferências do Firefox vá até a sessão “Geral”, no final da página existe uma opção chamada “Configurações de rede”, clique em “Configurar conexão” e selecione a opção “Ativar DNS sobre HTTPS”. Isso fará com que o Firefox criptografe todas as suas requisições DNS, o DoH protegerá o usuário contra ataques man-in-the-middle e impedirá que o seu provedor tenha acesso a seu histórico de navegação (o provedor ainda será capaz de ver o IP do site, mas não o endereço). O serviço é fornecido através de uma parceria com a Cloudflare.

Na sessão “Privacidade e Segurança”, na opção “Bloqueio de conteúdo” selecione a opção “Personalizado” e utilize as configurações exibidas na imagem abaixo.

Logo abaixo na opção “Enviar aos sites um sinal de “Não rastrear” informando que você não quer ser rastreado”, selecione a opção “Sempre”. Muitos sites não respeitam esta opção, mas não custa ativar.

Ainda na sessão “Privacidade e Segurança”, vá até o final da página e desmarque a opção “Permitir que o Firefox envie dados técnicos e de interação para a Mozilla”

  • Extensões

uBlock Origin

O uBlock Origin (não confundir com uBlock) é open source e não possui acordos com anunciantes, como é o caso do AdBlock Plus. Assim como o Firefox, as configurações padrões podem ser aprimoradas.

Na sessão “Configurações” marque a opção “Impedir o protocolo WebRTC de vazar endereços de IP locais”, isso impedirá que o os sites tenha acesso ao seu IP de rede interna (192.168.0.x).

Na sessão “Lista de filtros” recomendo que selecione as listas exibidas nas imagens abaixo.



DuckDuckGo Privacy Essentials

O DuckDuckGo Privacy Essentials é uma mistura de três extensões, HTTPS Everywhere, que força os sites a utilizarem HTTPS sempre que possível, o Privacy Badger que bloqueia rastreadores e WOT (Web of Trust) que dá uma nota ao site baseado em práticas de privacidade e uso de rastreadores (a nota do Diolinux Plus é D). O DuckDuckGo Privacy Essentials proporciona a conveniência de agregar diversas funções em uma única extensão, além de contar com um campo de busca para o DuckDuckGo, a extensão é open source.

  • Mecanismos de busca

Startpage

Meu mecanismo de busca principal é o Startpage, o serviço não mantém logs, ele utiliza o Google Search para realizar pesquisas, removendo anúncios, rastreadores e o efeito bolha no processo, o resultado é uma página limpa que oferece todos os benefícios do Google Search, sem nenhum dos inconvenientes.

DuckDuckGo

Também utilizo o DuckDuckGo como mecanismo de busca secundário, através da extensão DuckDuckGo Privacy Essentials. Assim como o Startpage, o DuckDuckGo não mantém logs, o diferencial é que o serviço utiliza sua própria tecnologia para indexar sites e realizar buscas, e ao contrário do Google, não filtra resultados.

Estas são minhas práticas de privacidade online, espero que as dicas sejam úteis para você.

20 curtidas

Parabéns @anon48453804 pelo ótimo conteúdo.
@Dio é basicamente um post pronto para o blog hein?

1 curtida

Ótimo post :clap: :slightly_smiling_face:

1 curtida

Que tópico maravilhoso!

Eu confesso que sou paranoico com questão de privacidade e em minhas pesquisas, achei um site excelente que foi criado por ativistas americanos após o escândalo Edward Snowden (https://www.privacidade.digital);

Há tradução do site para português. Nele, há diversas recomendações de softwares que melhoram a privacidade online, dentre eles, os que você citou nesse tópico.

Recomendo a todos que deem uma olhada no site, bem como na página da EFF (https://www.eff.org/).

Os americanos levam a sério esse lance de privacidade e aqui no Brasil é um tópico pouco debatido.

3 curtidas

Nossa, uma aula!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Abraços

1 curtida

Excelente tópico! Eu tb uso as extensões Cookie AutoDelete, o que acha dela?

Tem o site restoreprivacy.com, também tem ótimos conteúdos!

Cheguei a utilizar por um tempo, é uma boa extensão, mas é bem trabalhoso colocar todos os sites necessários na whitelist, que no meu caso eram muitos.

1 curtida