Ferramentas de gerenciamento de e-books

Oi pessoal,

Estou procurando um app linux para gerenciar e-books. Tenho uma pasta com algumas centenas de itens, e queria alguma ferramenta para facilitar busca, indexação, etc. Alguém conhece alternativas?

Obrigado desde já,

1 curtida

Tal como o @henriqueffc , eu uso Foliate, principalmente para ler ePub – e Calibre, para “corrigir” alguns ePub’s.

Como vê, não falo de “gerenciar eBooks”, porque desisti desse tipo de “ferramentas”.

Até 20 ou 30 anos atrás, investi um tempo enorme, procurando e testando inúmeras ferramentas de “organização” de livros “físicos”, discos vinil, músicas, filmes etc. – até perceber que eu tinha investido 10 vezes mais tempo nisso, do que em obter qualquer resultado prático, concreto.

Comecei pelo Apple 8bits, depois no PC-IBM 16bits, depois no 32bits, até chegar ao 64bits.

Minha última grande experiência foi com um aplicativo (Windows) que usei para cadastrar todos os arquivos em dezenas de CDs de backup, com direito a uma busca rapidíssima – até que, um dia, parou de funcionar. – Coisa típica do Windows.

Tudo isso foi antes de excluir o Windows, e adotar de vez o Linux – e eu já tinha chegado à conclusão de que o melhor era adotar um formato “independente de qualquer aplicativo” – ou seja, o “TXT” básico.

Simplificar minha vida!

Salvo todos os eBooks (em geral, ePub) numa pasta – e organizo alguns autores e temas em subpastas – sempre me certificando de que os “nomes-de-arquivo” indiquem Autor e Título.

Para procurar qualquer livro, apenas abro a pasta no Dolphin e uso o CTRL+F para procurar alguma palavra-chave. – Funciona! Me atende muito bem, no dia-a-dia.

Salvo todas as minhas músicas numa pasta, com Intérprete + Título nos nomes-de-arquivo – e organizo em subpastas. – A busca também funciona muito bem, no dia-a-dia (observando alguns casos de acentuação, que posso corrigir / renomear).

Meu maior “acervo”, de uso diário, são as Fotos e os Prints de tela – em 2 pastas específicas, que reorganizo por mês, a cada fim-de-mês – e renomeio para incluir palavras-chave relevantes, de modo que basta um CTRL+F por “Weather”, “Palma-caida”, “Cajueiro”, “Abacateiro”, “Cica”, “UEFI-Bios”, “Boot”, “Grub” etc. para encontrar todas as imagens em 1 instante.

Uma parte dessas Fotos e Capturas de tela, movo para subpastas mais específicas, na pasta Byteria:

$ la -1 | grep 2023
2023-06-04_Fedora38
2023-06-05_Weather
2023-07-04_Mageia-Cauldron
2023-07-31_MX23
2023-08-31_raio-AGE
2023-11-08_KDE-Neon_alpha-6
2023-11-11_Slackware_alpha-6

Aqueles antigos “CDs / DVDs de backup”, também estão listados em TXTs, numa pasta – e basta um CTRL+F “por conteúdo”, no Dolphin, para descobrir tudo que se refira a “Corel”, “Locomotiva”, “RFFSA” ou qualquer outro assunto. – Como aqueles velhos backups são muito repetitivos, basta abrir o TXT do DVD mais recente, e ver quais arquivos ele contém. Se necessário, o 2º DVD menos recente, e assim por diante. – Só no final, vou na coleção de CDs / DVDs, e abro o que contém o que procuro. Se for importante, copio logo para meus HDD / SSD de backup, pois hoje são mais práticos do que aquelas velhas mídias.

Esses HDD / SSD de backup (Depot1, Depot2) contêm absolutamente tudo que considerei importante nos últimos 10 anos – fotos, prints, livros, músicas etc. – e um CTRL+F no Dolphin encontra qualquer coisa que eu precise, em 1 minuto, no máximo 2 minutos.

Mas, repito: – “nomes-de-arquivo” relevantes! – Isso é um cuidado que basta ter 1 vez, na hora de salvar.

Agora, meus livros “físicos”, “em papel”. – Esses, estou sempre reorganizando, nas estantes. – Sei onde procurar cada um deles, e na maioria das vezes, “sei” mais ou menos que tipo de lombada (tamanho, cor). – Mas, claro! “Simplificar” minha vida! – Volta e meia, separo os livros que não quero, e levo para a Biblioteca Pública mais próxima. No DF, elas têm locais, do lado de fora, onde você pode depositar todos os livros que não quiser mais – e pegar alguns que outra pessoa depositou. – Obtive livros incríveis!

Já faz uns 20 ou 30 anos que parei de “pegar tudo que encontro”. Deve ser “coisa da idade”, he he! – Durante 20 anos (1976-1996), meu apê tinha 56 m², portanto, não dava para “expandir” nenhuma coleção (a menos que jogasse fora outras coisas). – Nos últimos 30 anos, uma casa de 68 m², que me obriga a manter o mesmo comportamento “bem comportado”.

Discos de vinil, CDs de música, DVDs de filmes? – Estão à disposição de quem quiser, di grátis, juntamente com o antigo “som” (rádio e caixas de som Ok), antigo liquidificador, antigo PC, velhos HDDs etc. – e você não imagina como é difícil doar qualquer coisa, sem que lhe exijam tempo, trabalho, riscos.

(Parei de comprar Suco de Uva “natural” – porque sempre vem em garrafas de vidro – e o Caminhão do Lixo, daqui, não aceita garrafas de vidro! – E as empresas que lucraram produzindo, distribuindo, vendendo no varejo, não se responsabilizam pela “reversa”)

O que interessava, já copiei para meus HDD / SSD.

Que mais? Deve ter mais alguma coisa, que agora não lembro. Mas, acho que já deu para compreender do que falo. – Tenha apenas 1 pequeno cuidado, ao salvar – e nunca terá dificuldade de encontrar, sempre que precise.

Quer facilitar ainda mais? – Apenas use alguns comandos ls, cat, grep, awk, tree etc., direcionando para alguns arquivos TXT – e você terá relatórios de tudo que você tem, completos, muito fáceis de pesquisar pelo Kate / KWrite.

(Estou falando do KDE – mas tudo isso é válido para quem usa Gnome, Xfce, ou qualquer outro DE).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.