Ferramentas de BI/Estatística/AI

Alguém de vocês atua com BI - Estatística - Inteligência Artificial ?
Se sim quais ferramentas você usa no dia a dia e onde busca dados para criar seus modelos ?
Pergunto só por curiosidade mesmo, estou pensando em iniciar meus estudos nessa área.

0 Likes

Trabalho com BI, em Engenharia de Dados. Lá, utilizo Airflow para integrar dados, uma ferramenta excelente feita em python. Para Banco, sou muito fã do PostgreSQL, além disso utilizamos bastante SQL Server, da Microsoft, que desde a versão 2017 possui versão para Linux. Para visualização e Analytics, no campo Open Source, recomendo dar uma olhada no Metabase, que possui alguns recursos avançados interessantes.

3 Likes

Para análise estatística uso a linguagem de programação R com a IDE RStudio

0 Likes

Maneiro, não conhecia o Airflow e Metabase. Há algum tempo tentei usar o Spark e tive dificuldades. Vou testar as ferramentas, valeu pela dica !!!

0 Likes

Ainda não tive oportunidade de estudar R, estou preso em C por conta da faculdade :roll_eyes:
Valeu pela resposta !!!

0 Likes

Particularmente não conheço muito de Spark, nem de big data em geral. Mas recomendo começar com dados relacionais, são mais simples e atendem na maior parte dos casos :slight_smile:

1 Like