Eu não tenho muito conhecimento sobre redes e sempre acabo ficando muito confuso pra resolver problemas nessa área. Recentemente uma atualização do NetworkManager e na libnm fizeram com que eu ficasse sem internet. No Redditencontrei outra pessoa com esse problema e foram sugeridas algumas soluções, como ativar o systemd-resolved. Fiz o downgrade e hoje atualizei os pacotes. Mesmo sem ativar o SD-resolved a internet seguiu funcionando. Ativei porque nos logs ainda havia o mesmo erro de antes “dns-mgr: resolvconf failed with status 256”. A internet está funcionando, mas uma coisa que me deixa confuso e que não consigo achar uma solução é que não tenho um endereço IP “correto”. Eu queria jogar em LAN mas não acho o endereço apropriado. Em vários lugares vi uma saída de “IPV4” pra ferramenta ip do iproute2, mas pra mim só aparecer inet.
Alguém poderia me explicar como conseguir esse endereço e o que seria o inet em comparação ao IPV4?
O método que eu sempre usei foi ip addr show e vendo inet embaixo da placa apropriada (ethernet, Wi-Fi, , etc.):
3: wlo1: <BROADCAST,MULTICAST,UP,LOWER_UP> mtu 1500 qdisc noqueue state UP group default qlen 1000
link/ether (...) brd ff:ff:ff:ff:ff:ff
altname wlp0s20f3
inet 192.168.3.4/24 brd 192.168.3.255 scope global dynamic noprefixroute wlo1
valid_lft 52827sec preferred_lft 52827sec
inet6 fe80::7bd4:d9cf:c998:740/64 scope link noprefixroute
valid_lft forever preferred_lft forever
inet seria seu endereço na intranet do roteador, talvez sem diferença com o tal do IPV4 aí. Inclusive esse IPV4 pode ser na verdade o endereço de seu roteador na internet como um todo.