Ferramenta de backup de sistema que recupere tudo já no boot

Tomei coragem e finalmente instalarei o Manjaro no meu notebook. Espero não ter problemas por eu ser um usuário conservador (não fico futucando o sistema base) e não pretendo instalar nada do AUR, mas nunca é demais se prevenir.

Sei que existem alguns programas que permitem criar “pontos de restauração” do sistema operacional Linux, parece que o mais famoso deles é o Timeshift.

Não tenho certeza porque nunca usei um programa desses ainda, mas me parece que para restaurar o sistema você ainda teria que abrir o seu sistema quebrado, abrir o programa para então iniciar a restauração. Mas e quanto a casos onde a quebra do sistema foi tão drástica que o sistema gráfico nem sobe ou até mesmo não consigo fazer o login? Nesses casos acho que seria interessante se houvesse uma opção de restaurar o sistema já no GRUB, inclusive até pediram essa feature pro Timeshift (link aqui).

O OpenSUSE por padrão faz gerenciamento de snapshots do sistema. Durante o GRUB há opção de iniciar o sistema num snapshot anterior (apenas leitura) e daí dar um comando para reverter o snapshot. Reinicia o computador e tudo estará como estava no snapshot escolhido.

Fazer no manjaro é possível, embora muito trabalhoso. Há uma série de fatores envolvidos. O sistema de arquivos precisa ser btrfs e montar subvolumes específicos para algumas pastas (var, boot, tmp, opt, …). e instalar e configurar o pacote snapper. O mais difícil claro é criar os subvolumes num sistema que já está instalado.

O mais fácil é trocar a distribuição para o OpenSuse Tumbleweed. Por padrão terá um novo ponto de restauração (snapshot) cada vez que usar o comando instalador de pacotes.

Ok, obrigado pela resposta.

Deve ter outras maneiras com outros programas, mas vou deixar para algum outro colega que saiba mais deles.