Fedora Workstation (XFCE) x OpenSUSE Leap (XFCE), quais são os prós e contras?

Após andar pelo mundo das rolling releases, quero testar distros “stables” porém nao gostaria de voltar para a base Debian. Procurando alternativas pensei no Fedora (que nunca usei, não sei como é o período de atualização, etc) ou o OpenSUSE Leap (já usei o Tubleweed e sei que salva engano as atualizações são a casa 6 meses).

Já usei o Fedora Workstation gnome e OpenSuse tubleweed nunca usei o Leap nem mesmo o Fedora com XFCE me parece que a versão gnome do fedora vem mais clean que a XFCE porem particularmente eu optaria pelo Fedora que tambem tem atualizações de versão a cada 6 meses.

E isso é por gosto pessoal… ou por ter algo que você considerou melhor no Fedora?

uma unica coisa me incomodou no OpenSuse foi o modo de atualização dele, por exemplo se eu remover um game pre instalado na próxima atualização ele instalava novamente, porem é mais por gosto pessoal mesmo.

1 Curtida

:joy::joy::joy: Gosto pessoal é um lance complicado, eu só prefiro o openSUSE por gostar do nome, logo, cores, layouts, etc… fazer o quê.

é bem isso mesmo kkkkk, das distros com KDE pra min as melhores foram manjaro e OpenSuse em questão de logo prefiro a do Suse que a do Fedora tbm. kkkkkkkk.

1 Curtida

Bom, instalado OpenSUSE Leap. Estou gostando muito, apesar que meu coração fica meio pesado começo tenho vício por programas atualizados, mesmo que eles não façam muita diferença em me trabalho ou algo do tipo.

Faz o trial das duas, se puder. Eu, pessoalmente, sempre curti mais o Fedora, mas ele funciona melhor com Gnome. A spin XFCE da distro é meio jogadinha.

Tu usava o que no mundo das RR’s?

Endeovour, Manjaro e Tumbleweed.

Fedora: tenta entregar software mais recentes de maneira estável, com forte tendência a desenvolvedores.

Opensuse: tem o lado mais mais Enterprise com leap e o lado tumbleweed parecido com fedora, porém rr.

Ambas com suas tendências e para uso geral, quer dizer que pode fazer tudo que faria em uma distro focada em novo usuário, mas nem sempre de uma maneira intuitiva ou “out of The box”

aqui tu encontra meu conteudo para fedora e opensuse, não tem tudo mas tem o básico… https://fastoslinux.com/