Fedora vs Ubuntu

Qual a melhor distribuição fedora com (gnome) ou Ubuntu???

Depende da tua adaptação e da tua experiência. Precisamos saber o que tu gostas de fazer mais durante o trabalho e durante o uso diário e quais teus critérios/factores.

Fedora é desenvolvido pela RedHat, comprada pela IBM e utiliza dnf e rpm. Ubuntu utiliza apt.
Fedora utiliza Anaconda e Ubuntu utiliza Calamares. Há uma grande diferença entre Anaconda e Calamares.

3 curtidas

Só um asterisco, o Ubuntu utiliza apt e pacotes .deb, e um instalador próprio na maioria das suas flavors, o Ubiquity (o Calamares está só na flavor com KDE e com LXQt).

1 curtida

Assim como o @gusbemacbe disse, é questão de gosto.

Se você prefere um GNOME puro, com pouquíssimas modificações, e é um pouco mais avançado, gosta de novidades, sugiro que vá com o Fedora.
Se você gosta de (ou não liga em ter) um GNOME personalizado, precisa de softwares e drivers proprietários, ter tudo que você precisa out-of-the-box, e uma comunidade mais amigável, sugiro que vá com o Ubuntu.

Mas eu acho que você deveria pedir outra opinião além da minha, especialmente porque eu sempre fui do lado .deb da força…

5 curtidas

Correto, @PietroMan!

4 curtidas

Rapaz, eu recentemente também estou procurando alguma coisa assim. Testei o novo Ubuntu que todo mundo está falando e não vi nada de mais.
Agora fui testar o Xubuntu. Meu amigo, fiquei impressionado.
Sou muito mais o lado .deb também.

1 curtida

São propostas diferentes, o Fedora é quase uma distro rolling release, a maioria dos aplicativos são atualizados constantemente, enquanto o foco do Ubuntu é a estabilidade, os aplicativos só recebem correções de bugs e segurança. O Ubuntu LTS é mais estável que o Fedora, no geral, atualizar aplicativos para novas versões aumenta as chances de surgirem bugs no processo.

2 curtidas

Se você tiver placa de video híbrida sugiro os “ubuntus da vida” por ter melhor suporte (sem uso do bumblebee).

1 curtida

Lembra que, se você preferir o lado deb, para usar o GNOME Vanilla no Ubuntu, igualzinho ao do Fedora, é bem simples também.

4 curtidas

Distros que usei, testei, reusei, retestei: Debian, Fedora, Ubuntu e Linux Mint.
Linux Mint e Ubuntu são duas distro que não volto a usar mas é que mais NUNCA na minha vida. São moderninhas, bonitinhas, um visual empolgante, mas a estabilidade que você, caro colega, está a afirmar que o Ubuntu tem, só existe na sua imaginção. Nem o Ubuntu é estável, nem o Linux Mint.
Estabilidade têm o Fedora e o Debian. O problema deste é que os pacotes são mais antigos.
O foco do Ubuntu é o emperiquitamento do Sistema Operativo. Mais nada.

2 curtidas

usa qual distro agora destas ?

Fedora, pois dá-me estabilidade e pacotes atualizados. E além disso, também posso emperiquitá-lo como bem entender e deixá-lo tão bonito como os outros.

1 curtida

e o Ubuntu Rolling Release?

Realmente Ubuntu é Linux Mint não tem essa estabilidade que tem o Fedora, já testo a anos e o único que mostrou estável foi o Fedora.

2 curtidas

Para a gente ver como as experiências são variadas, né? Ubuntu nunca me deu grande problema, seja como Ubuntu MATE ou Lubuntu; e o Linux Mint tem sido muito estável em meu notebook. Por outro lado, acabei de pôr o Fedora 34 Spin XFCE nesse mesmo computador, e topei com alguns errinhos.

Eu diria que Ubuntu é mais indicado a quem tem pouca experiência em sistemas Linux; e, para quem tem mais “rodagem”, fica ao gosto do freguês ter Ubuntu ou Fedora (ou ambos).

1 curtida

Muitos confundem o stable como estabilidade.

Na verdade, o stable refere-se somente ao fato de que muitas das aplicações não vão atualizar, elas ficarão estáveis, no sentido de paradas, ou melhor, previsíveis. Ele pode ter uma aplicação com algum bug maluco e isso afetar a estabilidade, agora no sentido de firmeza, do sistema.

Rapaz, obrigaste-me a reler o tópico, pois já sequer me lembrava disto. :wink:


Isto é verdade, mas atualmente desconfio que, se o software é o mesmo, mas em máquinas diferentes, o problema deva ter a sua origem na incompatibilidade com hardware. Sinceramente não consigo ver outra razão.

Atualmente acho que o mais indicado para novatos (todos acostumados com o Windows) é uma distro fácil de se usar. Daí penso que Ubuntu e derivados são a melhor opção.


Entretanto, ainda me considero um distro-hopper, mas fixei-me nas distros derivadas do Arch Linux, pois atendem na perfeição as características que procuro numa distro Linux:

Facilidade de instalação
Pacotes atualizados
Rolling-releaseness
Montes, montes, mas montes mesmo, de pacotes

As vezes uso Manjaro (atual), as vezes Archlabs (mais próxima do Arch), as vezes EndeavourOS (Não volto a usar), etc…


Para mim, são as melhores para aqueles usuários mais experimentados, ou como disse o amigo, com mais rodagem :wink:

2 curtidas

Spins do Fedora são versões não oficiais mantidas pelas comunidade. Vai ter problema e inconsistência. Para comparar, só com o Fedora Workstation.

1 curtida

Depende do uso…

São pouquíssimas distros Linux que não gosto, quase todas refifuséquis.
Ubuntu e Fedora não estão neste escopo.

O que gosto no Ubuntu e o que não gosto podem ser fundamentais:
Ubuntu é “muito fácil” e menos performático em relação a outras distros. Muito fácil, diria, é como um Mac OS X: dá menos “problemas”, mas quando dá, é mais chato de resolver, tipo quebrar pacote de atualização.

Por menos performático, ainda é bem mais usual e responsivo que os outros grandes players, mas no detalhe, fica inferior a algumas distros mais parrudas. Em compensação, roda bem em tudo quanto é tipo de hardware.

Se vai ser uma máquina de trabalho, tem algum app específico, vá de Ubuntu.
Noutro cenário, tanto faz, aí tem que testar para ver o que você gosta.
E aí, entre um ou outro, ainda tem várias outras opções para acabar pegando o vício que lhe levará ao SDA (saltadores de distribuição anônimos).

1 curtida

Acabo de validar isso que você falou. Eu comprei um hardware relativamente atual há uns meses (i5-11400 com uma placa-mãe B560M) e tive problema de nem consegui instalar algumas distros.

Só consegui instalar e rodar normalmente o Ubuntu 21.04 e o Kubuntu 21.04.

1 curtida