Fedora vs Ubuntu

Qual a melhor distribuição fedora com (gnome) ou Ubuntu???

Depende da tua adaptação e da tua experiência. Precisamos saber o que tu gostas de fazer mais durante o trabalho e durante o uso diário e quais teus critérios/factores.

Fedora é desenvolvido pela RedHat, comprada pela IBM e utiliza dnf e rpm. Ubuntu utiliza apt.
Fedora utiliza Anaconda e Ubuntu utiliza Calamares. Há uma grande diferença entre Anaconda e Calamares.

2 Curtidas

Só um asterisco, o Ubuntu utiliza apt e pacotes .deb, e um instalador próprio na maioria das suas flavors, o Ubiquity (o Calamares está só na flavor com KDE e com LXQt).

1 Curtida

Assim como o @gusbemacbe disse, é questão de gosto.

Se você prefere um GNOME puro, com pouquíssimas modificações, e é um pouco mais avançado, gosta de novidades, sugiro que vá com o Fedora.
Se você gosta de (ou não liga em ter) um GNOME personalizado, precisa de softwares e drivers proprietários, ter tudo que você precisa out-of-the-box, e uma comunidade mais amigável, sugiro que vá com o Ubuntu.

Mas eu acho que você deveria pedir outra opinião além da minha, especialmente porque eu sempre fui do lado .deb da força…

1 Curtida

Correto, @PietroMan!

3 Curtidas

Rapaz, eu recentemente também estou procurando alguma coisa assim. Testei o novo Ubuntu que todo mundo está falando e não vi nada de mais.
Agora fui testar o Xubuntu. Meu amigo, fiquei impressionado.
Sou muito mais o lado .deb também.

1 Curtida

Bom msm é o Cinnamon do meu Linux Mint 19.1! Esse Gnome do Ubuntu tá bugado, longe do ideal, no caso, eu prefiro o Gnome versão Fedora.

1 Curtida

São propostas diferentes, o Fedora é quase uma distro rolling release, a maioria dos aplicativos são atualizados constantemente, enquanto o foco do Ubuntu é a estabilidade, os aplicativos só recebem correções de bugs e segurança. O Ubuntu LTS é mais estável que o Fedora, no geral, atualizar aplicativos para novas versões aumenta as chances de surgirem bugs no processo.

2 Curtidas

Se você tiver placa de video híbrida sugiro os “ubuntus da vida” por ter melhor suporte (sem uso do bumblebee).

1 Curtida

Lembra que, se você preferir o lado deb, para usar o GNOME Vanilla no Ubuntu, igualzinho ao do Fedora, é bem simples também.

3 Curtidas