Fedora silverblue vs endless os

Eu sei que distrowars (luta de distros) se resumem a aquela a que se adequa para o usuário
Mas gostaria de saber quais são as principais diferenças
Endless shell, rpm-ostree vs o ostree que o endless utiliza, drivers e tudo de resto que qualquer usuário comum queira
Consumo de memória RAM também importa para mim

2 curtidas

No geral, não recomendo nenhuma, mas…

Endless OS

Vantagens: tem diversos apps educacionais, um ambiente gnome mais usável e tem um Google Chrome funcional
Desvantagens: você fica a mercê da Flathub pra instalar apps, se um app não estiver lá, senta e chora, isso significa que você só tem uma interface sem meios oficiais de personalização

Fedora Silverblue

Vantagens: você tem um leque maior de apps e suporte a diferentes interfaces, sem contar que uma vez instaladas as interfaces são completamente modificáveis
Desvantagens: você não tem apps educacionais e o gnome padrão é o vanilla,o que coloca em cheque a usabilidade, se quiser algo mais amigável você vai ter trabalho extra

2 curtidas

Questão de driver acho que o endless ganha, porque eles empacotam drivers externos

Alguma coisa em relação a drivers híbrido no fs (fedora silverblue) ou ainda é complicado?

revivendo este tópico é melhor referir que o endless os ainda não esta pronto para gamers ao contrário do silverblue

é estranho que no endless os que o minecraft tenha travado e no fedora silverblue não
silverblue usa o wayland mais intel hd 620

o endless usa o mx110

@leandrostanger

Essas duas distros me parece de uso muito específico. Tem algum motivo especial do por que quer usá-las? Pois existem várias outras que atendem tudo que é demada: com ou sem customização, minimal ou recheada, point-release ou rolling-release, enfim, do jeito que quiser.

O que exatamente você procura?

Talvez a parte de só usar flatpak?
Na parte de silverblue seria ,trocar de interface sem quebrar o sistema

Eu só queria ler uma resposta do @leandrostanger se o problema se era de eu ter uma híbrida ou se era por causa de ter uma mx110

Olha, sobre flatpaks, ouvi de poucas fontes no Yt de que não é tão sandbox assim. Mas como eu não entendo muito, se funcionar pra você, funciona. Testa na sua máquina, e fica com o que gostar mais.

Inclusive, tenta mandar uma mensagem pessoal para o leandrostanger.

Para usuários leigo não importa se é sandbox ou não
O mais importante é que não estrague o sistema operacional
De resto ,pelo menos para mim,que se lixe se é sandbox ou não