Pessoal, alguém sabe explicar porque é tão lento o simples processo de verificar se há updates disponíveis pela gnome-software no Fedora?
Quando faço um “sudo dnf update” pelo terminal, em poucos segundos aparece a lista de atualizações disponíveis. Mas, quando abro a gnome-software, clico em “Updates” e em seguida no botão de refresh, demora um tempão para aparecer a lista de atualizações disponíveis. Estou usando o Fedora 37, mas no Fedora 35 era assim também.
Qual é a razão dessa diferença de tempo de resposta?
Em comparação, no Linux Mint não sinto muita diferença de tempo entre fazer um “sudo apt update” pelo terminal ou usar o gestor de atualizações do mint para verificar a disponibilidade de atualizações. O tempo de resposta é bem similar…
São processos distintos, a gnome-software não utiliza o dnf para transações “por enquanto” ela ainda utiliza o PackageKit como backend, há de se considerar que além disso ela analisa flatpaks caso você tenha os repositórios habilitados coisa que o dnf não faz, então e normal demorar um pouco mais, mas não muito.
É como se sempre que executasse pra instalar e atualizar algo no Fedora ele desse uma “sudo apt update”, pra qualquer coisa. Some isso com espelhos lentos, latência e muito mais e veja a demora do dnf em agir.
Existem formas de mitigar isso e não aconselho mudar os espelhos para os mais rápidos como vários tutoriais recomendam. Só recomendo aumentar o número de pacotes pra atualizar de uma vez, ao invés de 1 por 1, colocaria 10 por vez, pra acelerar o processo. Isso já ajuda muito…