Finalmente escolhi minha distro principal para sair da SDA, o Manjaro. O único problema é que vejo muita gente falando bem e recomendando o Fedora. O Manjaro vem me apresentando alguns bugs só que é mais pelo fato de eu usar o KDE que de cara tem alguns bugs que podem ser resolvidos. Mas a mão da Distro Hop chega a tremer. Poderiam me dar motivos para usar o Fedora ou não? Grato.
Sobre KDE eu não posso opinar, visto que não utilizo faz pelo menos uns 10 anos, agora sobre Manjaro vs Fedora.
Manjaro:
• Prós:
- Pamac
- Arch based
- Manjaro Settings Manager
- Pacman
- AUR
- Wiki Arch
• Contras:
- Design
- Após atualização, algo pode parar de funcionar até sair o fix update.
Fedora
• Prós:
- DNF (gosto do dnf e do pacman…rs)
- Estabilidade
• Contras:
- não tem Pamac (dnfdragora é semelhante ao synaptic).
- não possui driver Nvidia curado (no repositório), tem que adicionar repo de terceiro.
- adicionar não sei quantos copr e outros repositórios, tipo os ppas do Ubuntu.
- Wiki horrível.
Usei os dois e para mim o Manjaro trouxe muito mais flexibilidade por conta do repositório AUR que é simplesmente gigantesco e dificilmente você não encontre algo nele. Nenhuma atualização chegou a quebrar o sistema, já presenciei alguns bugs, mas são todos contornáveis e rapidamente corrigidos.
Olá,
Os argumentos continuam válidos em 2021 quase 2022?
Estou usando o Fedora e tendendo a migração para o Manjaro…
Em partes…
Se você é um usuário GNOME, o Fedora oferece a melhor experiência.
NVIDIA, o suporte foi facilitado, você pode instalar o driver pela loja de aplicativos. COPR? Completamente desnecessário.
Como sistema, o Fedora é completamente confiável. O trabalho de curadoria que é feito é espetacular.
@Yofiel , pior que eu curto muito o Gnome mesmo…
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.