Fedora não permitirá mais software sob a licença Creative Commons 'Sem Direitos Reservados'

As Licenças Creative Commons foram criadas para dar maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais, permitindo a utilização de conteúdos sem infração das leis de proteção à propriedade intelectual.

Para isso, basta a opção da licença Creative Commons, no processo de publicação, para estabelecer as permissões de uso.

Uma das variantes, a CC0 – Domínio Público, permite aos criadores de conteúdos renunciar a qualquer direito e colocá-los sob domínio público, para que outros possam construir em cima, melhorar e reutilizar as obras sem restrições sob a legislação autoral ou banco de dados.

A equipe por trás do Fedora revelou seu plano de abandonar o código de software licenciado CC0, também conhecido como ‘No Rights Reserved’, no Fedora Linux. O novo plano é ter CC0 apenas como conteúdo permitido, o que afetará alguns pacotes importantes do Fedora.

O Fedora é patrocinado principalmente pela Red Hat, com suporte adicional e patrocinadores de outras empresas e organizações. A comunidade também tem um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento desta popular distribuição Linux.

Com esta mudança, a referida equipe pretende evitar futuros problemas legais de patentes, relacionados ao seu software sob a licença CC0.

FONTE: aqui e aqui

2 curtidas