Fedora KDE é bom para um notebook antigo?

Eu vou colocar linux no notebook do meu pai, atualmente com Windows 7 Ultimate 64bit, mas queria algum sistema que tivesse os efeitos visuais similares aos do Windows 7 (o notebook veio instalado de fábrica com Windows Vista Home Premium, rodava super liso) e acabei vendo o Fedora KDE. Os programas que serão usados nesse notebook estão todos disponíveis para Fedora. É uma boa ideia instalar o Fedora KDE nele?

Configuração:
Intel Core 2 Duo T7250 2,00 GHz
3 GB DDR2 800 MHz
500 GB HDD 5400RPM
Intel GMA X3100
Tela 15,4" 1280x800

Vai rodar numa boa o Fedora KDE?

Como você vai ativar recursos visuais mais avançados, talvez o problema seja a placa de vídeo somada ao HD, mas, é usável, porém pode ficar lento. Se fossem 4 GB também acho que o sistema se sairia melhor. O jeito ai é testar, baixe um live-CD e rode na máquina, mesmo não sendo o desempenho real depois de instalado, vai dar ao menos uma prévia.

1 curtida

Se fosse para replicar o XP ou anteriores eu iria recomendar distros com Trinity (TDE).

Talvez o Fedora lxqt ou lxde seria ideal não ? Relativamente a interface e parecida com a do windows e são interfaces disponíveis nas spins do fedora.

O Fedora é uma boa opção, a questão está em se o KDE é uma boa ideia.

O KDE tem vários efeitos, mas pode ser que pese na placa de vídeo, por que depende dela para os efeitos. Ainda mais se estiver usando Wayland no Plasma 5.21. O jeito é testar e confirmar.

Sugestão: se não puder fazer upgrade da RAM, pelo menos faça um upgrade do HDD para um SSD.

1 curtida

Bem cara, mesmo o Plasma sendo leve, ainda tem coisas que podem desagradar vc quando se trata de desempenho.

Dê uma explorada no compositor (digitando a tecla super/Windows e digitar Compositor) e tente desabilitar tudo o que for possível.

1 curtida

Recomendo que use uma distribuição LTS com interface LXQT, LXDE ou XFCE.

Provavelmente vai fazer o upgrade de armazenamento. Possivelmente um SSD de 120 GB ou 240 GB. Não tem muito arquivo nesse notebook, tá quase vazio o HDD.

Eu queria as animações. É uma frescura minha mesmo. :sweat_smile:

Quando falam de animações, eu penso direto no Mate-Compiz. Mas o KDE também tem animações.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.