Fedora está bom para games?

Sei que o Fedora não é uma das distros mais populares aqui no fórum mas eu gosto muito dela já que foi minha primeira distro Linux, depois migrei para a base Ubuntu e não saí mais.

Alguém aqui usa o Fedora como sua distro principal? Ou alguém teve alguma experiência negativa com a distro?

Agradeço a resposta de todos.

1 curtida

Usando o Fedora aqui a uns 5-6 meses, as vezes instalo outras distro pra testar mas sempre acabo voltando. Os únicos problemas que eu já vi nele é o dnf ser um pouco mais lento se comparato com o apt ou o pacman, mas nada muito relevante, e o tempo de boot que é um pouco mais demorado se comparado a outras distro, no geral nunca tive problemas com instabilidade ou coisa parecida.
Software não é um problema tendo o rpmfusion ativado, que também serve pra instalar o driver nvidia/codecs/softwares proprietários ou não, se faltar alguma coisa que você queria usar sempre tem os flatpak’s/snaps/appimages. Não posso falar muito de jogos especificamente, particularmente uso um dual boot pra isso, mas quando tentei instalar o lutris/wine recentemente não tive muitos problemas no 32, o steam proton acredito que não deva ter problemas, quem pode falar um pouco mais sobre é o @fastos2016, ele tem também o canal e o site com bastante informações sobre o Fedora em si.

1 curtida

Uso Fedora ha alguns anos já, usei bastante nvidia e agora amdgpu…

1 curtida

por mais que eu tenha sentido essa diferença na performance do dnf eu acho ele muito mais intuitivo e organizado que o apt, também acho a gama de softwares disponível maior

eu já li aqui no fórum sobre problemas do fedora com os drives nvidia mas parece que não procede então

1 curtida

Também acho a mesma coisa, não consigo mais deixar o Fedora e o dnf, mesmo tendo testado bastante distros recentemente.

Sobre a instalação de drivers nvidia é bem simples até, se estiver disposto a usar o terminal. Tendo o RPM Fusion instalado (free e non-free) basta seguir este guia do próprio site, se for uma placa mais recente se resume a sudo dnf install akmod-nvidia e opicionalmente sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda, mas é bom dar uma lida na página primeiro.

1 curtida
1 curtida

Sobre a Steam… sabe se tem diferença de desempenho (ou alguma melhoria) entre as versões em Flatpak e RPM Fusion?

1 curtida

obrigado pelas dias @Borgess vou estudar os links compartilhados

1 curtida

não faço ideia mas vou marcar o @fastos2016 e @Borgess aqui para ver se eles sabem

1 curtida

não deve ter diferença de desempenho…

Sei que isso é de alguns meses atrás
Estou no fedora 33 com nvidia e xorg e ao mesmo tempo no fedora 34 com wayland e intel (placas híbridas) sem dualboot
Os jogos estão a fluir lindamente usando a nvidia enquanto jogos estilo gta sa e minecraft rodam muito bem no minecraft e velorean(baixo)

Não é o optimus prime manager do arch linux mas os deploys ajudam muito