Boa tarde a Todos(as)!!
Tudo bem com voce?
Irei começar um estudo de substituição do Windows desktop por outro alternativa como o Fedora. Vamos fazer teste integrando com active directory microsoft. vamos selecionar aluns colaboradores do time administrativo para usar no dia a dia.
Gostaria de ouvir a opinião de você?
estou com tendo muito dificuldade com a conexão com meu ADDS local, alguma dica?
Vai de base Ubuntu. É melhor para um cenário empresarial. Acredito que o próprio ZorinOS vai lhe atender bem.
Sinceramente, acho que usar o Fedora talvez não seja o mais indicado, a menos que vocês estejam dispostos a atualizar o sistema com frequência. No teu caso, especialmente querendo usar KDE como padrão, eu indicaria Kubuntu e Debian.
Depende, redhat é mais estável.
Contudo pode pensar no debian também.
Problema é ficar atualizando todo ano, ainda mais se for um parque gigante cheio de máquina, impraticável. Acho que um Ubuntu LTS, Debian, ou até mesmo um Rocky, se quiser manter a pegada RHEL do Fedora, seriam mais fáceis de manter.
Não gosto muito de dar palpite nessas escolhas de distro, mas eu iria de Opensuse Leap, estável como uma rocha, fácil de instalar, reconhece tudo e não vem poluído cheio de software. Além, é claro, de ter esse perfil mais corporativo.
Olá com a dificuldade do usar o windows 10 e os problemas recorrentes com o 11, aqui na empresa, começamos a migração para o Linux.
Após várias pesquisas e testes de bancada, escolhemos o Linux Mint (Cinnamon para máquinas melhores e XFCE para máquinas mais lentas - ambas variações do Mint) devido a estabilidade, facilidade de instalação e em replicar em outras máquinas.
Já faz uns 4 meses que estamos em processo de migração, e a aceitação tem sido boa pelos usuários finais pois é muito parecido com o Windows.
Não escolhemos o Zorin, devido a dificuldade em configurar o teclado ABNT2, no Mint é muito fácil esse processo.
Aconselho pensar no Mint devido a sua estabilidade comprovada e pouco ‘enfeite’, pois é utilizado especificamente para o trabalho.
Boa escolha.
Olá @Hilarison_Costa
Olha, eu não recomendo. Primeiro, com relação à distro, em ambiente corporativo é melhor usar uma distro LTS, por conta de estabilidade e tempo de suporte. O Fedora, apesar de não ser rolling-release, pode ser considerado um pouco “bleeding-edge”, e o tempo de suporte é pouco mais de 1 ano, então logo você teria que atualizar de novo (compare com o tempo de suporte do Ubuntu LTS e do Debian que é de 5 anos!). Por isso, eu recomendaria ele para uso pessoal, mas não em empresas.
E quanto ao KDE Plasma, apesar de eu achar ele excelente, a quantidade de recursos e coisas que ele tem, que o usuário pode ficar mexendo e “quebrar” o desktop sem querer.. ainda mais se você multiplicar isso para vários usuários de uma empresa! Tem uma forma de “bloquear” alterações no painel e área de trabalho, mas ainda assim não acho o ideal.
Acho que o Ubuntu LTS, ou Debian, ou alguma distro baseada neles, seria uma melhor escolha. E quanto ao ambiente gráfico, eu diria o Cinnamon, por ser mais próximo do Windows (sem tentar ser uma cópia), e sem ser “complicado” demais. O Zorin OS também talvez poderia ser uma boa opção, base Ubuntu LTS, e ambiente GNOME customizado para ser mais Windows-like. Mas se você prefere o “lado Fedora”, as alternativas que você tem são AlmaLinux, Rocky Linux, Oracle Linux, ou até o Red Hat Enterprise Linux (pago). Mas acredito que neles você só tem o GNOME disponível no repositório oficial.
Agora falando da minha experiência, tenho trabalhado com o Linux Mint (Cinnamon) na empresa, onde ele está instalado em cerca de 60 computadores, atualmente todos na versão 21.3 (baseado no Ubuntu 22.04 LTS). Pra mim tem sido um sucesso, o Linux Mint não decepcionou nem um pouco, tem se mostrado bastante estável, leve, com boa adaptação dos usuários, considerando que o Cinnamon é bastante amigável e semelhante ao Windows.
Também tenho desenvolvido alguns scripts para automatizar tarefas de pós-instalação, e melhorar ainda mais a integração com o Active Directory, além de só fornecer autenticação.
Muito obrigado a todos!!
a autenticação de usuário fica igual no Windows, estava tentando fazer as configurações com samba eo kerberos no mint, porem na interface de login eu nao conseguir habilita a função com outro usuário no cinamo
estou tentando agora no ubuntu 26.04 LTZ
Nesse cenário eu iria de opensuse leap, alma Linux KDE.
O opensuse é um sistema voltado ao mercado corporativo, derivado do suse Linux,. é extremamente estável e competente, o alma Linux é voltado a servidor, e tem uma versão desktop , o mesmo é um fork do redhat, como continuação espiritual do centos, e é extremamente competente, com uma estabilidade similar a do redhat.
É algo difícil de opinar quando não se tem experiência nesse caso (eu uso no meu PC de trabalho, somente)
Mas pensando pelo lado de estabilidade e de se evitar problemas, o recomendado seria Linux Mint ou Kubuntu, base LTS.
Outra alternativa seria o NixOs, se não me engano, ele possui ferramentas que facilitam a replicação de configuração de um computador em outro, te ajudaria a configurar vários PCs de uma empresa.