Fedora - a start job is running for

Caros Colegas, boa madrugada.

O meu Fedora está demorando sobremodo a entrar no gdm para que eu me logue e eu não sei qual a causa disto, visto que a única coisa que vejo na inicialiazação do sistema é o ícone da HP e o Nome Fedora no rodapé do ecrã.
Por experiência, sei que deve estar a ocorrer algum problema do tipo: 'a start job is running for…’, portanto a minha questão é como posso descobrir se há algum problema que esteja retardando tanto o start do sistema.

Desde já vos agradeço.
Cptos

1 Curtida

Você pode criar uma versão minimal do initramfs.
com o comando:

sudo dracut -fv

Executar esse comando também costuma ajudar
sudo touch /. autorelabel
Ele irá reclassificar o sistema de arquivos para o SElinux automaticamente.

Olá @luizcorreiaph.
Você diz: ’ Você pode criar uma versão minimal do initramfs.
com o comando: sudo dracut -fv’. O que é exatamente uma versão minimal do initramfs? E bastaria exeuctar o comando sudo dracut -fv?

E por falar em initramfs, lembro-me que quando eu tinha o problema do a start job is runniung for blablabla blablabla no Debian, eu editava o fstab e penso que executava o update-initramfs -v para resolver este problema. Bem, penso que era isto.

2 Curtidas

Para acompanhar as mensagens de boot, tecle ESC na tela com o logo do fabricante.
Caso queira que fique sempre assim basta remover “quiet” da linha de comandos do grub.

2 Curtidas

Obrigado @Xterminator. Entendi a questão do Esc e consegui ver as mensagens do boot, mas FELIZMENTE não apareceu nenhuma mensagem de erro.

1 Curtida

Que bom, aqui as vezes acontece quando a partição /home não foi desmontada corretamente ao desligar, isto no processo de inicialização, já enquanto desliga por vezes ocorre se algum processo como packagekit está verificando atualizações.

Outro processo que pode causar demora na inicialização é se você alterar o modo SELinux de 1 (enforced) para 0 (permissive) ou vice versa, pois aí acontece o que o @luizcorreiaph disse, pois o contexto de segurança é modificado e a partição vai ser checada para fazer a reclassificação da partição, nunca tive problemas com SELinux no Fedora, algumas pessoas acabam desativando, mas no Fedora eu posso utilizar sem desabilitar absolutamente nada inclusive opções como Secure Boot e Fast Boot, só desativei o primeiro pois a outra distro que tenho aqui não está configurada para utilizar Secure Boot.

2 Curtidas

@Xterminator, para remover definitivamente a screen splash tive de editar o /etc/default/grub e removi as seguintes opções: rhgb quiet do fim da frase e depois executei o grub2-mkconfig -o .blablabla… e reiniciei o sistema e voilà! Como eu queria.
Obg.

1 Curtida

Havia esquecido do rhgb (RedHat Graphical Boot), mas caso queria mesmo o boot desta forma o mais sensato é remover o plymouth logo de vez já que será praticamente um pacote desnecessário ao sistema.

1 Curtida

Como é que faço isto?

sudo dnf remove plymouth, vai remover mais ou menos uns 8 pacotes, que são desnecessários se você não quer um boot gráfico e também vai eliminar o processo plymouth do systemd, talvez seu boot fique até mais rápido, caso se arrependa é queira o boot gráfico de volta a relação dos pacotes está abaixo para consulta futura.

1 Curtida

@Xterminator, removi o plymouth e está tudo conforme queria.
+1x, mtíssimo obg.

2 Curtidas

Disponha, o importante é que tudo funcione bem.

2 Curtidas