Uma proposta levantada na semana passada para o Fedora 44 era abandonar o suporte a i686 com o fim do suporte a multi-lib e pacotes x86 de 32 bits . Mas após uma boa dose de oposição à ideia, esta questão não será levada adiante para o lançamento do Fedora 44 na próxima primavera.
Semelhante à proposta de mudança do Fedora na semana passada que queria substituir o X.Org Server pelo fork do XLibre e então essa ideia foi retirada dias depois , esta proposta sobre o fim do suporte a i686 do Fedora também foi retirada.
Esta proposta de mudança para o Fedora 44 (não o Fedora 43, que será lançado neste outono) foi retirada após muita oposição nos últimos dias em torno do fim do suporte a pacotes de software x86 de 32 bits/multi-lib no Fedora Linux.
Fabio Valentini foi um dos autores da proposta de mudança e também membro do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) que neste fim de semana anunciou que abandonaria a proposta. Fabio comentou :
Considerando o feedback neste tópico (e, em menor grau, também na lista de discussão), decidi retirar esta proposta.
É evidente que a meta do Fedora 44 para esta mudança era muito precoce. Até certo ponto, eu esperava que isso acontecesse e estava preparado para mover a implementação proposta da mudança para uma versão posterior. O Fedora 44 era apenas a meta “razoável” mais antiga. No entanto, acho que isso também demonstra um conflito inerente ao processo atual de mudanças – se uma grande mudança (como esta) for enviada muito cedo (por precaução!), isso também sobrecarrega a discussão e o processo de decisão em vez de dar mais tempo às coisas. Por exemplo, não acho que a discussão teria sido significativamente diferente se a versão alvo tivesse sido o Fedora 46 em vez do 44 – o que é um dos motivos pelos quais decidi retirar a mudança em vez de apenas redirecioná-la para uma versão posterior do Fedora.
Não acho que o problema que se tentou resolver com esta proposta vá desaparecer. Com cada vez mais projetos abandonando o suporte oficial para a construção/execução de seus softwares em arquiteturas de 32 bits, a situação só vai piorar nos próximos anos. Lidar com softwares amplamente utilizados caindo aos pedaços não será divertido. Até certo ponto, sempre empurrar o software mais recente e melhor
no Fedora também está trabalhando contra nós aqui - se ficássemos com o foo 1.0 LTS por 10 anos, não precisaríamos nos importar que o foo 3.0 abandonasse o suporte para execução em sistemas de 32 bits…
Estou decepcionado com algumas das reações que esta proposta recebeu, com algumas pessoas aparentemente a interpretando da maneira mais cruel. Foi uma proposta que tentou resolver problemas técnicos que os mantenedores de pacotes e a engenharia de lançamento estão enfrentando, não uma conspiração para quebrar o “caso de uso de jogos”. Dito isso, eu esperava muitos comentários sobre isso, mas não centenas de pessoas gritando “NÃO FAÇA ISSO, POR QUE VOCÊ NÃO SE IMPORTA COM SEUS USUÁRIOS? VOU TROCAR DE DISTRO IMEDIATAMENTE” (embora, até certo ponto, eu também culpe a “imprensa tecnológica” ou os YouTubers por isso…).
Agora estou ansioso para ver contrapropostas reais (e acionáveis).
Veremos quais contrapropostas serão levantadas e, por fim, quantos ciclos do Fedora Linux serão necessários até que uma mudança semelhante seja feita para eliminar gradualmente o suporte a várias bibliotecas para o antigo software x86 de 32 bits.