Desenvolcedores discutem encerrar suporte a arquitetura i686. Essa medida reduziria a carga de trabalho para os mantenedores, a equipe de engenharia de lançamento, infraestrutura e os próprios usuários.
Muitos projetos de software já abandonaram o suporte para compilação e execução em arquiteturas de 32 bits, o que aumenta a dificuldade de manutenção para o Fedora.
Também liberaria recursos nas máquinas de compilação x86 e o tamanho dos metadados do repositório seria reduzido, o que, por sua vez, aceleraria as compilações de pacotes e as operações do gerenciador de pacotes DNF.
Pensa-se também no término do suporte multi-lib para pacotes de 32 bits, ou seja, dar-se-á adeus à capacidade dum sistema de 64 bits de instalar e executar softwares e bibliotecas que foram compilados para a arquitetura de 32 bits (i686).
O suporte multi-lib permite que as bibliotecas de 32 e 64 bits coexistam no sistema operacional de 64 bits, geralmente em diretórios separados. Isso permite que um programa de 32 e 64 bits encontrem e usem suas respectivas bibliotecas, sem confusão.
A proposta está em discussão e será votada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo).
3 curtidas
Isso tá virando uma novela. E eu aqui acompanhando os capítulos.
1 curtida
isso não é um problema para alguns jogos da steam?

1 curtida
a alternativa vá ser utilizar a steam flatpak.
1 curtida
Primeiro foi o manjaro, xorg e agora é o i686.
Quem vem amanhã ? kkk
1 curtida
Para os jogos especificamente, não. O Wine desde a versão 9.x possui um novo sistema chamado WoW64 que permite a execução de binários Windows de 32 bits mesmo num sistema “sem suporte”.
A principal questão aqui é o próprio cliente da Steam que já teve muita treta no macOS pela mesma razão, agora no Linux e, antes de 2038, vai dar o que falar no Windows também…
Se o Fedora realmente perder suporte para i686
, ou a Valve moderniza o cliente para não depender mais dessas bibliotecas de 32 bits ou a única alternativa vai ser rodar a Steam via Flatpak e similares já que nesses formatos é tranquilo incluir essas bibliotecas “antigas”.
Pelo que vi as principais questões sendo levantadas além dessas são:
- Gamescope deixaria de funcionar - não procede visto que é 100% possível usar o Gamescope com a Steam em Flatpak através de uma extensão, da mesma forma com que se instalam add-ons em outros flatpaks.
- Captura de jogo no OBS deixaria de funcionar por depender de libs de 32 bits - resolvido usando a captura normal via Pipewire / portais ou outra alternativa como o GSR.
2 curtidas