Fedora 39: Chrome parou de funcionar com a GPU integrada

Pessoal, estou usando a beta do Fedora 39 desde o lançamento. Estava tudo funcionando satisfatoriamente, mas do nada o Google Chrome parou de desenhar as páginas corretamente.

Se minha memória não me falha, não foi depois de uma atualização. Até onde me lembro, estava funcionando ontem de manhã e, durante o uso, parou de funcionar. Já tentei resetar e nada. Tentei bootar com a versão anterior do kernel e também não funcionou. O sistema está 100% atualizado.

O curioso é que seu fizer “Launch using Discrete Graphics Card” (isto é, abrir o browser com a GPU discreta AMD Radeon), o Chrome funciona direitinho. Mas se eu iniciar o Chrome da forma padrão (isto é, usando a GPU integrada Intel), dá o problema. As páginas ficam como nas fotos abaixo.

Eu usei o Fedora 37 neste notebook por cerca de um ano e não tive esse problema. Antes disso, usei este notebook por cerca de 3 anos com distribuições baseadas em Ubuntu, e também sempre funcionou normalmente. Estou usando o Fedora 39 beta há umas duas semanas, e até ontem estava funcionando normalmente.

Alguém já teve esse problema? Como eu faço para reportar bugs para a equipe do Fedora?

Segue os detalhes do sistema:

Notebook: Dell Inspiron 7520
CPU: Intel® Core™ i7-3612QM
RAM: 8.0 GB
SSD: 32GB + 1.0 TB
GPU integrada: Intel® HD Graphics 4000 (IVB GT2)
GPU discreta: VERDE (AMD Radeon HD 7730M)

Firmware Version: A06
OS Name: Fedora Linux 39 (Workstation Edition Prerelease)
OS Build: (null)
OS Type: 64-bit
GNOME Version: 45.0
Windowing System: Wayland
Kernel Version: Linux 6.5.6-300.fc39.x86_64
Versão do Google Chrome: Version 117.0.5938.149 (Official Build) (64-bit)

Atualização: Limpei o cache, cookies e afins e parece que resolveu. :slight_smile:

Se isso resolveu então não era um problema da distro, foi algum evento que aconteceu especificamente na sua maquina.

Este é o endereço da wiki de reporte de bug do Fedora: Bugzilla - Fedora Project Wiki
Este é o endereço de reporte de bug do Fedora conforme a wiki: https://bugzilla.redhat.com/

Boa navegação ai no Fedora 39 beta.

1 curtida

Só lembrando que para um uso mais estável evite sistemas betas ou com modelos mais “agressivos” de atualizações, ex: Alphas, Betas ou Rolling Release.

Sim, claro! Ao instalar a beta eu sabia que estava correndo o risco de algumas coisas não funcionarem ou quebrarem do nada. Foi uma decisão consciente! Mesmo assim, agradeço o input! :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.