O Fedora 37 vai remover a aceleração por hardware (VA-API) dos codecs H264, H265 e VC1. A remoção é no Mesa Driver, então vai afetar quem usa Intel e AMD (a Nvidia tem uma solução proprietária diferente).
Também vão fazer backport para o F36.
O Fedora 37 vai remover a aceleração por hardware (VA-API) dos codecs H264, H265 e VC1. A remoção é no Mesa Driver, então vai afetar quem usa Intel e AMD (a Nvidia tem uma solução proprietária diferente).
Também vão fazer backport para o F36.
Seja bem vindo @anon4533193
Cuidado com os títulos sensacionalistas do phoronix consulte sempre a discussão original, isto vai afetar somentee alguns codecs.
Para quem usar programas .rpm que dependem do VAAPI para sua AMD sim, se usar Flatpak’s NÃO.
Irão fazer uma separação em runtime com o “mesa-full” e será instala por padrão, a não ser que os o fornecedor do app não queira…
Adicionar o RPM Fusion + Plugins recomendados não seria o suficiente ou não tem nada haver?
Se o RPMFusion começar a empacotar seu próprio MESA com as flags ativas, sim…
OpenSUSE também está seguindo a opção de desativar tais codec’s…
O título não está errado e eu li a discussão original. O primeiro lugar que eu li foi no r/Fedora e lá tinha a lista de discussão no FEdora project.
Flatpaks vão depender de quem empacotar, pois normalmente usa o padrão do sistema. Os apps no Flathub tbm tem uma preocupação legal e podem não vir tbm com a flag ativada.
Infelizmente, o RPMFusion já disse que não vai fazer isso.
claro, se o empacotador decidir…mas dificilmente alguem vai querer mandar sem vaapi…assim como acontece agora…
ótima notícia!
Poxa, logo agora que ia testar o Fedora? Pelo visto terei que optar outra distro, estão dificultando muito a vida de quem tá chegando, enquanto isso até o Debian está começando a fazer o oposto, mantendo non-free ativo nas ISOs.
Talvez agora a ficha de muitos comecem a cair dps disso q Fedora, Debian, Arch e etc (distros desse tipo) NÃO são boas indicações para usuários comuns.
Exemplo de “etc”?
Pop!_OS e Linux Mint, os dois são ótimo pra usuario comum. Não sei o que deu pra começarem a recomendar o Fedora, já usei o Fedora e os codec lá sempre é chatão, no Silverblue é pior ainda.
Só não uso o Pop por enquanto porque tudo vai mudar, eles tão reescrevendo muita coisa, tão focando no COSMIC. Então não adianta aprender tudo no atual Pop pra depois ter que re-aprender tudo do zero novamente.
Vou esperar lançarem algo “funcional” com COSMIC e ver se me agrada.
Bem, um dos objetivos da System76 com o COSMIC é não diferir demais o workflow da atual versão com GNOME.
Você sabe, eles vendem hardware, e seus laptops são relativamente populares. Eles simplesmente mudarem tudo poderia ocasionar em um descontentamento por parte de seus clientes. E, diferente do Ubuntu, que só gera receita através de clientes empresariais, a System76 está sim preocupada com a experiência no desktop.
Exatamente! Se vc olhar o que está “centrado” no core de desenvolvimento dessas distros são facilidades voltadas a atender o usuário domestico da forma mais pratica possível, sempre tentando entregar um produto já configurado e com o básico do que o usuário precisa de forma fora da caixa (sem necessidade de muitas configurações extras).
Pois é, o pop foi a única distro que quando rodei um arquivo de vídeo me alertou que faltava codecs e baixou sozinho.
Enquanto isso o Fedora resolve remover…