Fedora 35 confirmado para lançamento!

Após corrigir bug’s sérios envolvendo KDE/QT/C++… que fez até o líder do projeto procurar ajuda da comunidade via twitter:

Finalmente foi dado o “GO” para a versão final que deverá ser lançada dia 2 de novembro 2021.

Dentre algumas novidades do projeto estão: Flathub filtrado, SDL2, Kinoite (o KDE inquebrável), módulo de perfil de energia no GNOME, GNOME Software reformulada, nova versão do Flatpak, WirePlumber…além de todos pacotes tradicionalmente bem atualizados e testados!

Segue a lista completa de mudanças:
https://fedoraproject.org/wiki/Releases/35/ChangeSet

Link de download da última versão RC-1.2 do F35:
https://dl.fedoraproject.org/pub/alt/stage/35_RC-1.2/

12 curtidas

Uso o Fedora 34, o “upgrade” vai ser normal pro 35?

Meu medo é quebrar alguma coisa já que é minha máquina de produção

Se é teu primeiro update, sim o Fedora oferece update para próxima versão quando for lançado. Aparece na GNOME Software ou pode fazer via terminal.

Mas tem que se ter em mente, que o update (via dnf, não o do ostree) pode quebrar caso caia energia, ou tenha falha de hardware no meio do processo, que dependendo da máquina pode levar 30 minutos ou mais…é também recomendado fazer o upgrade de forma “offline” clicando na GS em “reiniciar e instalar” assim diminuirá os riscos do processo.

E caso queira voltar a versão anterior(rollback) tambem não é recomendado/confiável (via dnf, não com ostree)

Mas de forma geral, os updates de releases são bem sucedidos, caso seu sistema não esteja muito bagunçado com milhares de pacotes 32bits e repositorios rpm’s de terceiros adicionados…

6 curtidas

Você acha que pode dar algum problema ao atualizar o Fedora 34 para o 35 com o RPM Fusion ativado?

O rc do fedora 35 está sem update a alguns dias…

Creio que não, se der algum conflito o dnf avisa antes de fazer o upgrade e cancela a operação…

3 curtidas

Tô usando a versão 35 no meu notebook e recentemente, no meu Desktop, em produção para trabalho mesmo, tá sensacional!

2 curtidas

Já estou usando desde anteontem ^^

A nova loja de programas do GNOME está muito bonita.

5 curtidas

o gnome 41 no fedora esta lindissimo!!!
Fora q tbm está super fluido rapido. Sistema bem feito é outro nivél!!! :face_with_monocle:

5 curtidas

Pois é, a Canonical deveria ter uma aulinha com a Red Hat…

4 curtidas

Falou tudo!

2 curtidas

Sim, a Red Hat é exigente e a equipe do fedora é extremamente técnica e profissionais empenhados.

Fico imaginando como o RHEL9 vai ser o melhor dos melhores.

4 curtidas

Já estou utilizada a cerca de 2 semanas, e cara, que sistema bom. Gostei da minha escolha de ter migrado para o fedora.

4 curtidas

Estou no Rawhide e melhorias muito boas esta por vim na 36. Uma delas que eu percebi um gnome ainda mais integrado, boot e atualização mais rapidas durante o reinício.

2 curtidas

Good News 80S GIF

2 curtidas