Fedora 34 KDE Plasma - Proposta para Wayland Default

Mantenedores do KDE no Fedora querem trazer o Wayland como padrão no F34, com o intuito ajudar a migrar de uma tecnologia que está em “hard maintenance mode” (X11) para uma tecnologia que melhora a parte gráfica no Linux (Wayland).

"Com o KDE Plasma 5.20, o ambiente de desktop KDE Plasma atingiu um ponto onde quase todos os recursos comumente usados ​​na área de trabalho e todos os principais aplicativos funcionam no ambiente Plasma Wayland em todas as GPUs principais (incluindo NVIDIA com o driver proprietário). A partir do Plasma 5.20 no Fedora 34, mudaremos a configuração padrão para as sessões Wayland e X11 Plasma para que o Wayland seja preferido e usado por padrão, permitindo que a sessão X11 seja selecionada como a opção de ambiente de desktop alternativo. "

" E a NVIDIA?

O Plasma, na verdade, oferece suporte a GPUs NVIDIA com o driver proprietário do Wayland. Ele precisa ser ativado manualmente, o que será cuidado pelo kwin-wayland-nvidia pacote. Portanto, a expectativa é que todas as GPUs principais funcionem bem."

https://fedoraproject.org/wiki/Changes/WaylandByDefaultForPlasma

4 curtidas